A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) realizou nesta quarta-feira (6), em modo virtual, a Assembleia Geral Extraordinária para alteração estatutária.
O objetivo da Assembleia foi promover a alteração no estatuto da entidade para garantir em sua diretoria a participação de no mínimo 50% de mulheres, no mínimo 20% de jovens entre 18 e 32 anos, em todas as instâncias representativas, e ainda a participação de idosos (as), bem como realizar a inclusão do parágrafo único do artigo 737.
As alterações foram realizadas nos artigos 65 e 110, do Estatuto Social da FETAG-PB. “O movimento sindical está dando exemplo aos demais movimentos ao fazer a paridade de gênero, deliberando pela cota de 50% de mulheres na diretoria das Federações e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares. As mulheres são maioria da população brasileira e é importante que elas estejam presentes nos cargos de poder”, enfatizou a assessora jurídica da FETAG-PB, Geane Lucena.
Na ocasião, os e as agricultoras e agricultores familiares discutiram sobre a Plenária Estadual da FETAG-PB, que deve ser realizada no dia 27 de novembro, também de maneira virtual, e que vai eleger os delegados e delegadas que vão participar do 14º Congresso Nacional da CONTAG, em 2025, na cidade de Brasília.
Mabel Dias – Assessoria de Comunicação da FETAG-PB