24.10.2017 - 12:28:38
Fetag-PB e STTRs mobilizam agricultores (as) para aderirem à Lei 13.340

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) paraibanos estão mobilizando os Trabalhadores (as) Rurais e Agricultores (as) Familiares inadimplentes com o Banco do Nordeste (BNB) para renegociarem suas dívidas através da Lei 13.340 (Lei de Renegociação de Dívidas). 
 
Na próxima quinta-feira (26), às 9h, em Patos, a Fetag-PB discutirá o tema em encontro que contará com a presença do superintendente do BNB na Paraíba, Jorge Ivan Falcão Costa, e representantes dos STTRs das regiões do: Alto Sertão; Médio Piranhas; Vale do Piranhas; Médio Sertão; Vale do Piancó e Serra do Teixeira. Na terça-feira (31), o encontro acontecerá na sede da Fetag em João Pessoa, também às 9h, e reunirá representantes dos Sindicatos dos territórios do: Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Seridó, Borborema, Piemonte da Borborema, Vale do Paraíba, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul. Outras reuniões com a mesma finalidade já foram realizadas nos STTRs de Cajazeiras, Salgadinho, Lagoa de Dentro, e deverão acontecer em muitos outros Sindicatos.
 
O prazo final para adesão a renegociação é dezembro de 2017. A expectativa é renegociar cerca de 40 mil dívidas na Paraíba. Tem direito a aderir a Lei 13.340 operações contratadas com o BNB até 2011. Os clientes beneficiados contarão com descontos de até 95% para liquidação da dívida, podendo renegociar suas operações para pagamento até o ano de 2030.
 
Os (as) Agricultores (as) que liquidarem suas dívidas poderão fazer novas propostas de financiamento, para voltar a investir em suas propriedades rurais. Para os casos de renegociação, a Lei permite a ampliação do prazo: juros de 1% a 3,5% ao ano; início dos reembolsos apenas em 2021; e parcelas anuais e com direito a bônus por adimplência nas parcelas futuras.
 
Contudo, a não adesão à renegociação ou liquidação por parte do cliente que tem direito aos benefícios da Lei, fará com que a dívida retorne à condição de inadimplência, com possibilidade de execuções e cobranças. 

Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Governo não sabe o que fazer com a sua proposta de “reforma” da Previdência
Secretaria de políticas sociais da Fetag explica problemas com INSS Digital e Cnis Rural
Encontro da Frente Brasil Popular define organização de Caravana do Povo em 2018
Fetag participa de Encontro da Frente Brasil Popular neste fim de semana
Fetag e STTRs participam de Audiência Pública em Campina Grande, na segunda (20)
 
 

 

2010 - 2017 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192