07.06.2011 - 10:07:09
Instituições avaliam execução do Programa de Crédito Fundiário na Paraíba

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), representada por seu presidente Liberalino Lucena e o assessor técnico Ivanildo Dantas, participaram no dia 24 de maio, da oficina de avaliação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e elaboração do Plano Orçamentário Anual (POA) para 2012.

Durante o evento, os participantes analisaram o desempenho do PNCF na Paraíba, desde sua implantação, enfatizando o ano de 2010, e identificaram pontos críticos para a sua operacionalização

Entre as propostas apresentadas pela Fetag, o presidente Liberalino Lucena, destacou a necessidade do acompanhamento mais efetivo dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável nas negociações de terras a serem financiadas pelo Crédito Fundiário.

“A aquisição de terras através do Interpa se dá por meio de uma negociação entre patrão e empregados. É evidente que os trabalhadores rurais não sabem e não tem a prática de negociar e o que tem acontecido é que eles têm comprado terras caríssimas. Estamos atentos a isso e precisamos que os Sindicatos participem ativamente dos Conselhos Municipais, acompanhem o desenvolvimento desta política pública que garante financiamento com condições especiais para quem de fato trabalha com a agricultura”, explicou Liberalino.

Segundo o presidente é  preciso que o Interpa exerça, de fato, sua condição coordenar o Credito Fundiário para que não tenhamos novas “favelas rurais” na Paraíba, ao invés de assentamentos. “Não podemos aceitar que se desaproprie e adquira terras e simplesmente as entregue aos trabalhadores, sem nenhuma assistência técnica ou acompanhamento”.

O evento realizado no Xênius Hotel foi promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado (Interpa) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio de sua Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA).


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192