31.05.2016 - 12:02:13
2º módulo da Efor Mulher começa e traz a socióloga para discutir patriarcado e feminismo

Desde a última segunda-feira (30), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realiza o 2º módulo de sua Escola de Formação (Efor-PB). Mais de 40 mulheres, de vários municípios paraibanos, participam desta etapa. Essa é a primeira vez que a escola de Formação da Fetag-PB promove uma turma exclusivamente de mulheres.

O objetivo é capacitar as que já tem atuação no Movimento Sindical de Trabalhadores de Trabalhadoras Rurais (MSTTR) da Paraíba, com a finalidade de assumirem postos nas diretorias e presidências dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Estado, atendendo a questão da paridade de gênero.

Uma das palestrantes convidadas para esse módulo, é a socióloga e Educadora do Instituto Feminista para a Democracia SOS Corpo, Carmem Silva, que também representa o SOS Corpo e a Articulação de Mulheres Brasileiras na Plataforma dos Movimentos Sociais por Reforma do Sistema Político.

Carmem é ainda colaboradora da Marcha das Margaridas, uma das maiores mobilizações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e falará sobre o “Patriarcado e como ele funciona na sociedade brasileira” e “O movimento feminista”.

1º Módulo - A coordenadora da Escola, Cleide Araújo, lembra que durante o primeiro módulo, tiveram a oportunidade de refletir sobre seu papel e seu espaço dentro da sociedade e no Movimento Sindical. “Levantamos questões importantes sobre a vida e o trabalho das mulheres, sejam elas urbanas ou rurais. Nosso intuito é que, ao final do terceiro módulo, elas possam se tornar multiplicadoras do que aprenderam e proporcionar a outras mulheres estas discussões”.

Cleide disse ainda, que esta é a primeira turma de muitas que virão. “Já tivemos a confirmação de recursos da Contag, durante a visita do presidente da entidade, Alberto Broch, e o secretário de Formação, Juraci Souto, à Paraíba, de que já nesse segundo semestre estaremos realizando a segunda turma exclusiva de mulheres na Fetag, em Patos, para facilitar o acesso daquelas que não puderam se deslocar até a Capital para essa primeira turma. A intenção é repetir esse curso a cada ano, nos deslocando para todas as regiões do estado para que possamos expandir esses conhecimentos para quem não teve a oportunidade de estar conosco”, finalizou.

Espaço de Formação - Fundada em julho de 2008, a Efor-PB tem como objetivo proporcionar às lideranças do MSTTR uma reflexão sobre o real papel do movimento sindical na conjuntura atual, revendo algumas estratégias que de fato viabilizem o desenvolvimento sustentável e solidário do campo. É também uma demanda da Escola Nacional de Formação iniciada pela Contag, em 2006, criada para atender a necessidade de formação continuada e permanente de dirigentes, assessores e lideranças do MSTTR, com destaque para jovens e mulheres.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Fetag cobra compromisso de candidatos ao Governo do Estado com a Agricultura Familiar
Fetag-PB debate com candidatos ao Governo ompromissos com a Agricultura Familiar, nesta sexta (21)
12 anos da Maria da Penha: enfrentamento à violência contra as mulheres precisa ser intensificado
Fetag-PB cobrará compromisso com Agricultura Familiar à candidatos ao Governo do Estado, em debate
7ª turma da Enfoc da Contag presta solidariedade a manifestantes em Greve de Fome por Justiça no STF
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192