25.02.2016 - 11:54:03
Agricultores de São José de Piranhas e Cajazeiras recebem Vilas Produtivas da Transposição

O Ministério da Integração Nacional, através do secretário-executivo da pasta Carlos Vieira, entregou na última terça-feira (23), 241 residências de cinco Vilas Produtivas Rurais do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A solenidade terminou por volta das 13h00.

As VPRs estão localizadas nos municípios de São José de Piranhas (vilas Cacaré, Irapuá 1, Irapuá 2 e Quixeramobim) e de Cajazeiras (Bartolomeu). A entrega beneficia 623 famílias que moram na faixa de obra do Projeto São Francisco. O Governo Federal, por meio do MI, investiu R$ 67,8 milhões nesses conjuntos habitacionais.

Participaram do evento o secretário-executivo do MI, Carlos Vieira, o prefeito de São José de Piranhas Domingos Neto, o secretário de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos do Estado da Paraíba, Deusdete Queiroga e o deputado estadual Jeová Campos.

Também estiveram na solenidade o presidente da Câmara Municipal de São José de Piranhas, Bonaldo Dias, o vice-prefeito de Cajazeiras Júnior Araújo, representantes de Sindicatos Rurais, representantes das Vilas Produtivas, vereadores, secretários municipais, além de outras autoridades.

O orador que falou em nome dos moradores das Vilas Produtivas Rurais, Cláudio Dias, destacou o trabalho do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José de Piranhas, representado por seu presidente Damião Gomes e pela tesoureira, Gerlândia Vieira. Ele afirmou que o sindicato foi um parceiro de primeira hora e esteve ao lado das famílias reassentadas desde 2004, quando foram iniciados os trabalhos do Projeto São Francisco. “Foi fundamental para promover o diálogo entre nós e o Governo Federal”, ressaltou.

As Vilas Produtivas Rurais são constituídas de dois setores: residencial e produtivo. O primeiro é composto por casas de alvenaria de 99 m², com rede de água, esgoto e energia elétrica, além de postos de saúde, escola, campo de futebol, quadra poliesportiva, praça. Já o setor produtivo é composto por sete hectares por beneficiário, sendo um destinado à irrigação.

As Vilas Produtivas Rurais fazem parte do Programa de Reassentamento de Populações, um dos 38 Programas Básicos Ambientais (PBA) do Projeto São Francisco. Com a entrega desta terça-feira, 623 famílias estarão reassentadas em 16 VPRs em Ceará, Paraíba e Pernambuco.  Ao todo, serão 848 famílias em 18 vilas. A previsão é que as duas restantes, no Ceará, sejam entregues até março deste ano. O investimento total do Governo Federal é de R$ 207,53 milhões.

Fonte: Dida Gonçalves - Radar Sertanejo


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192