31.03.2011 - 10:44:40
Assentamento Santa Cruz se reúne com Incra para discutir problemas que atingem a área

Uma comissão formada por representantes das cinqüenta e duas famílias do assentamento Santa Cruz, localizado em Campina Grande, esteve no Incra na última segunda-feira (28) para tratar de alguns problemas que os atingem, principalmente relativos ao acesso à água.  Acompanhados pela Fetag,  os assentados se reuniram com os chefes das Divisões de Desenvolvimento, Fernando Lins, e de Administração, Jorge Luiz de Sousa Lima, daquele órgão.

O assentamento que já tem dez anos e hoje abriga oitenta famílias tem um grave problema com o acesso à água. “Viemos solicitar ao Incra, a intermediação junto a Cagepa, na retomada de um processo que estava em negociação com o Governo passado. Até hoje não temos a água individualizada no assentamento e contamos apenas com um ponto de abastecimento para essas oitenta famílias que moram lá”, explicou o presidente da Associação do Assentamento Rural Santa Cruz, Ronaldo Batista de Oliveira.

Segundo Ronaldo as principais reivindicações do grupo são a ampliação do atendimento da Cagepa para todos os moradores, a aplicação da tarifa social e a renegociação de uma dívida de cerca de R$ 400 mil da Associação com a Companhia. “Como todas as famílias faziam uso de um único ponto de água, que está em nome da associação, a mesma foi enquadrada como uma grande consumidora de água. Há anos tentamos individualizar a distribuição dessa água e a aplicação da tarifa social, já que todos se enquadram no perfil de beneficiário do programa”.

O desassoreamento  do açude e barragens do assentamento; a reforma da casa sede para o Programa Terra Sol; e a viabilização do Projeto Paes também foram necessidades apresentadas durante o encontro. Uma reunião com a Cagepa e os assentados deverá ser agendada em breve pelo Incra.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Guardiã das águas, agricultura familiar defende produção de alimentos com sustentabilidade ambiental
Fetag-PB forma mais 50 lideranças em 6ª turma da Efor
Fetag formará 6ª turma de lideranças sindicais do Campo na Paraíba, na quinta (8)
Fetag discute políticas públicas para Agricultura Familiar com representantes do MDA na Paraíba
Fetag lamenta falecimento de presidente da Associação do Assentamento Carrasco
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192