08.05.2018 - 11:09:12
Câmara aprova parecer de Couto que inclui Margarida Alves no Livro dos Heróis da Pátria

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou no dia 17 de abril o Projeto de Lei 4288/16, da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que inscreve o nome de Margarida Alves no Livro dos Heróis da Pátria. 

O relator na CCJC, deputado Luiz Couto (PT-PB), defendeu a proposta elencando a trajetória de Margarida Alves, e mencionou que Margarida denunciava as ameaças de morte que vinha recebendo, e em resposta a essas ameaças Margarida falou: “É melhor morrer na luta do que morrer de fome”.

Couto ainda lembrou que Margarida Maria Alves dá nome à Marcha das Margaridas organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag - que acontece em Brasília, sempre no dia 12 de agosto, data da sua morte, tornando-se símbolo de resistência e luta contra a violência no campo, especialmente contra as mulheres, pela reforma agrária e pelo fim da exploração dos trabalhadores rurais.

"A luta de Maria Margarida Alves resultou em uma série de conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, tornando-se símbolo de resistência e luta contra a violência no campo, especialmente contra as mulheres, pela reforma agrária e pelo fim da exploração dos trabalhadores rurais", disse Couto.

O Livro dos Heróis da Pátria está depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília, e traz os nomes de Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Santos Dumont, entre outros personagens históricos.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Fetag-PB debate com candidatos ao Governo ompromissos com a Agricultura Familiar, nesta sexta (21)
12 anos da Maria da Penha: enfrentamento à violência contra as mulheres precisa ser intensificado
Fetag-PB cobrará compromisso com Agricultura Familiar à candidatos ao Governo do Estado, em debate
7ª turma da Enfoc da Contag presta solidariedade a manifestantes em Greve de Fome por Justiça no STF
Eles não sabiam que Margarida era semente e se espalharia por todo o Brasil
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192