05.11.2015 - 12:33:21
Capacitação sobre o Plano Sustentar chega esta semana ao Cariri Ocidental, Seridó e Borborema

Uma nova rodada de Capacitações sobre o Plano Sustentar se iniciou, na última quarta-feira (04), nos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) situados nos Territórios do Cariri Ocidental, Seridó, Vale do Paraíba, Cariri Oriental, e Borborema.

A primeira Capacitação aconteceu na Câmara de Vereadores de Serra Branca, na quarta (4), para as lideranças do território do Cariri Ocidental. Nesta quinta (5), a capacitação acontece STTR de Soledade, para o território do Seridó, pela manhã, e à tarde, no STTR de São Sebastião de Lagoa de Roça, para o território da Borborema. Já amanhã, encerra a semana, no STTR de Campina Grande, com os territórios do Vale do Paraíba e Cariri Oriental.

A próxima e última rodada das Capacitações, se inicia na próxima segunda-feira (16), no STTR de Picuí, com as lideranças do território do Curimataú. Na terça-feira (17), acontece para o território do Piemonte da Borborema, no STTR de Guarabira, encerrando na quarta-feira (18), na sede da Fetag em João Pessoa, para os territórios da Zona Mata Norte e Zona da Mata Sul.

O objetivo é aprimorar a atuação dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadores  Rurais na defesa dos interesses dos aposentados e pensionistas rurais. Entre os principais temas a serem debatidos estão: Ação Anulatória de Empréstimos Consignados; Plano Sustentar e o Seguro de Vida e Auxílio Funeral.

Sobre a Programação - A cada ano que passa aumenta o endividamento e as queixas de fraude no empréstimo consignado. Com base nas constantes reclamações sobre os empréstimos consignados, em alguns municípios brasileiros o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bancos e representantes bancários não podem mais fazer empréstimos consignados aos idosos (as). A medida tem como objetivos garantir o cumprimento do Estatuto do Idoso, combatendo os empréstimos bancários ilegais feitos em nome de aposentados (as) e pensionistas com mais de 60 anos de idade e prevenir a exploração praticada contra idosos (as).

O Estatuto do Idoso, afirma que a apropriação ou desvio de bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, assim como a retenção de cartão magnético do idoso, a coação ou indução por meio de procuração configuram crimes de ação penal pública.

A Anulatória é uma possibilidade a qual homens e mulheres do meio rural podem recorrer para cancelar empréstimos consignados onde se comprove, além da fraude, que o os bancos não praticam a teoria objetiva da boa fé, a transparência e nega informações aos clientes a respeito dos empréstimos.

Plano Sustentar - Foi desenvolvido a partir de uma deliberação do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores (as) Rurais da Contag, com objetivo de implementar estratégias para fortalecer a Sustentabilidade Política Financeira para o conjunto do MSTTR.

Entre os eixos centrais do Plano Sustentar estão: Gestão administrativa e financeira democrática, transparente e participativa que fortaleça as estratégias de arrecadação; Formação e processos formativos que possibilite qualificar a ação político-sindical e viabilize a construção de alternativas de enfrentamento e transformação social; E uma Comunicação que dialogue e potencialize a mobilização entre a base e as entidades.

Seguro de Vida - Também como parte do Plano Sustentar, foi assinado o Contrato entre a PAN Seguro e a Conta que vai garantir o Seguro por Morte Acidental e Serviço de Assistência Funeral aos associados (as) dos Sindicatos que aderirem ao Plano Sustentar e ao contrato firmado.

Programação:

•    Território: Seridó - Soledade
DIA:  05/11/2015   
HORÁRIO: 9h
LOCAL:  STR de Soledade
SINDICATOS: Cubati; Gurjão; Juazeirinho; Pedra Lavrada; Pocinhos; Santo André; São Vicente do Seridó; Soledade; Tenório.

•    Território: Borborema – São Sebastião de Lagoa de Roça
DIA:  05/11/2015   
HORÁRIO: 14h
LOCAL:  STR de São Sebastião de Lagoa de Roça
SINDICATOS: Alagoa Nova; Esperança; Remígio; Solânea; Arara; Casserengue; Algodão de Jandaíra; Areal; São Sebastião de Lagoa de Roça; Lagoa Seca; Matinhas; Queimada; Massaranduba; Montadas;


•    Territórios: Vale do Paraíba e Cariri Oriental - Campina Grande
DIA:  06/11/2015   
HORÁRIO: 9h
LOCAL:  STR de Campina Grande
SINDICATOS: Aroeiras; Boa Vista; Campina Grande; Fagundes; Gado Bravo; Gurinhém; Ingá; Itatuba; Mogeiro; Natuba; Puxinanã; Queimadas; Riachão do Bacamarte; Salgado de São Félix; Santa Cecília; Serra Redonda; Umbuzeiro; Alcantil; Barra de Santana; Barra de São Miguel; Boqueirão; Cabaceiras; Caturité; Riacho de Santo Antônio; e São Domingos do Cariri.

•    Território: Curimataú - Picuí
DIA:  16/11/2015   
HORÁRIO: 9h     
LOCAL:  STR de Picuí
SINDICATOS: Barra de Santa Rosa; Baraúnas; Cacimba de Dentro; Cuité; Damião; Frei Martinho; Nova Floresta; Nova Palmeira; Picuí; e Sossego.

•    Território: Piemonte da Borborema – Guarabira
DIA:  17/11/2015   
HORÁRIO: 9h     
LOCAL:  STR de Guarabira
SINDICATOS: Alagoa Grande; Alagoinha; Araçagi; Areia; Araruna; Bananeiras; Belém; Borborema; Caiçara; Campo de Santana (Tacima); Cuitegí; Dona Inês; Duas Estradas; Guarabira; Juarez Távora; Lagoa de Dentro; Logradouro; Mulungu; Pilões; Pilõezinhos; Pirpirituba; Riachão; Serra da Raiz; Serraria; Sertãozinho; e Solânea.

•    Territórios: Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul – João Pessoa
DIA:  18/11/2015  
HORÁRIO: 9h     
LOCAL:  FETAG – João Pessoa
SINDICATOS: Baía da Traição; Capim; Cruz do Espírito Santo; Cuité de Mamanguape; Curral de Cima; Itapororoca; Jacaraú; Lucena; Mamanguape; Marcação; Marí; Mataraca; Pedro Régis; Riachão do Poço; Rio Tinto; Santa Rita; Sapé; Sobrado; Alhandra; Caaporã; Caldas Brandão; Conde; Itabaiana; João Pessoa; Juripiranga; Pedras de Fogo; Pilar; Pitimbú; São José dos Ramos; e São Miguel de Taipú.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192