05.11.2015 - 12:33:21
Capacitação sobre o Plano Sustentar chega esta semana ao Cariri Ocidental, Seridó e Borborema

Uma nova rodada de Capacitações sobre o Plano Sustentar se iniciou, na última quarta-feira (04), nos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) situados nos Territórios do Cariri Ocidental, Seridó, Vale do Paraíba, Cariri Oriental, e Borborema.

A primeira Capacitação aconteceu na Câmara de Vereadores de Serra Branca, na quarta (4), para as lideranças do território do Cariri Ocidental. Nesta quinta (5), a capacitação acontece STTR de Soledade, para o território do Seridó, pela manhã, e à tarde, no STTR de São Sebastião de Lagoa de Roça, para o território da Borborema. Já amanhã, encerra a semana, no STTR de Campina Grande, com os territórios do Vale do Paraíba e Cariri Oriental.

A próxima e última rodada das Capacitações, se inicia na próxima segunda-feira (16), no STTR de Picuí, com as lideranças do território do Curimataú. Na terça-feira (17), acontece para o território do Piemonte da Borborema, no STTR de Guarabira, encerrando na quarta-feira (18), na sede da Fetag em João Pessoa, para os territórios da Zona Mata Norte e Zona da Mata Sul.

O objetivo é aprimorar a atuação dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadores  Rurais na defesa dos interesses dos aposentados e pensionistas rurais. Entre os principais temas a serem debatidos estão: Ação Anulatória de Empréstimos Consignados; Plano Sustentar e o Seguro de Vida e Auxílio Funeral.

Sobre a Programação - A cada ano que passa aumenta o endividamento e as queixas de fraude no empréstimo consignado. Com base nas constantes reclamações sobre os empréstimos consignados, em alguns municípios brasileiros o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bancos e representantes bancários não podem mais fazer empréstimos consignados aos idosos (as). A medida tem como objetivos garantir o cumprimento do Estatuto do Idoso, combatendo os empréstimos bancários ilegais feitos em nome de aposentados (as) e pensionistas com mais de 60 anos de idade e prevenir a exploração praticada contra idosos (as).

O Estatuto do Idoso, afirma que a apropriação ou desvio de bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, assim como a retenção de cartão magnético do idoso, a coação ou indução por meio de procuração configuram crimes de ação penal pública.

A Anulatória é uma possibilidade a qual homens e mulheres do meio rural podem recorrer para cancelar empréstimos consignados onde se comprove, além da fraude, que o os bancos não praticam a teoria objetiva da boa fé, a transparência e nega informações aos clientes a respeito dos empréstimos.

Plano Sustentar - Foi desenvolvido a partir de uma deliberação do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores (as) Rurais da Contag, com objetivo de implementar estratégias para fortalecer a Sustentabilidade Política Financeira para o conjunto do MSTTR.

Entre os eixos centrais do Plano Sustentar estão: Gestão administrativa e financeira democrática, transparente e participativa que fortaleça as estratégias de arrecadação; Formação e processos formativos que possibilite qualificar a ação político-sindical e viabilize a construção de alternativas de enfrentamento e transformação social; E uma Comunicação que dialogue e potencialize a mobilização entre a base e as entidades.

Seguro de Vida - Também como parte do Plano Sustentar, foi assinado o Contrato entre a PAN Seguro e a Conta que vai garantir o Seguro por Morte Acidental e Serviço de Assistência Funeral aos associados (as) dos Sindicatos que aderirem ao Plano Sustentar e ao contrato firmado.

Programação:

•    Território: Seridó - Soledade
DIA:  05/11/2015   
HORÁRIO: 9h
LOCAL:  STR de Soledade
SINDICATOS: Cubati; Gurjão; Juazeirinho; Pedra Lavrada; Pocinhos; Santo André; São Vicente do Seridó; Soledade; Tenório.

•    Território: Borborema – São Sebastião de Lagoa de Roça
DIA:  05/11/2015   
HORÁRIO: 14h
LOCAL:  STR de São Sebastião de Lagoa de Roça
SINDICATOS: Alagoa Nova; Esperança; Remígio; Solânea; Arara; Casserengue; Algodão de Jandaíra; Areal; São Sebastião de Lagoa de Roça; Lagoa Seca; Matinhas; Queimada; Massaranduba; Montadas;


•    Territórios: Vale do Paraíba e Cariri Oriental - Campina Grande
DIA:  06/11/2015   
HORÁRIO: 9h
LOCAL:  STR de Campina Grande
SINDICATOS: Aroeiras; Boa Vista; Campina Grande; Fagundes; Gado Bravo; Gurinhém; Ingá; Itatuba; Mogeiro; Natuba; Puxinanã; Queimadas; Riachão do Bacamarte; Salgado de São Félix; Santa Cecília; Serra Redonda; Umbuzeiro; Alcantil; Barra de Santana; Barra de São Miguel; Boqueirão; Cabaceiras; Caturité; Riacho de Santo Antônio; e São Domingos do Cariri.

•    Território: Curimataú - Picuí
DIA:  16/11/2015   
HORÁRIO: 9h     
LOCAL:  STR de Picuí
SINDICATOS: Barra de Santa Rosa; Baraúnas; Cacimba de Dentro; Cuité; Damião; Frei Martinho; Nova Floresta; Nova Palmeira; Picuí; e Sossego.

•    Território: Piemonte da Borborema – Guarabira
DIA:  17/11/2015   
HORÁRIO: 9h     
LOCAL:  STR de Guarabira
SINDICATOS: Alagoa Grande; Alagoinha; Araçagi; Areia; Araruna; Bananeiras; Belém; Borborema; Caiçara; Campo de Santana (Tacima); Cuitegí; Dona Inês; Duas Estradas; Guarabira; Juarez Távora; Lagoa de Dentro; Logradouro; Mulungu; Pilões; Pilõezinhos; Pirpirituba; Riachão; Serra da Raiz; Serraria; Sertãozinho; e Solânea.

•    Territórios: Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul – João Pessoa
DIA:  18/11/2015  
HORÁRIO: 9h     
LOCAL:  FETAG – João Pessoa
SINDICATOS: Baía da Traição; Capim; Cruz do Espírito Santo; Cuité de Mamanguape; Curral de Cima; Itapororoca; Jacaraú; Lucena; Mamanguape; Marcação; Marí; Mataraca; Pedro Régis; Riachão do Poço; Rio Tinto; Santa Rita; Sapé; Sobrado; Alhandra; Caaporã; Caldas Brandão; Conde; Itabaiana; João Pessoa; Juripiranga; Pedras de Fogo; Pilar; Pitimbú; São José dos Ramos; e São Miguel de Taipú.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192