25.05.2016 - 17:00:36
Começa 2º módulo da Efor Mulher, na próxima segunda (30)

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) dá início na próxima segunda-feira (30), ao 2º módulo de sua Escola de Formação (Efor-PB). A expectativa é de que as mesmas 40 mulheres, de vários municípios paraibanos, que fizeram do primeiro módulo, participem desta etapa.

Essa é a primeira vez que a escola de Formação da Fetag-PB promove uma turma exclusivamente de mulheres. O objetivo é capacitar as que já tem atuação no Movimento Sindical de Trabalhadores de Trabalhadoras Rurais (MSTTR) da Paraíba, com a finalidade de assumirem postos nas diretorias e presidências dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Estado, atendendo a questão da paridade de gênero.

A coordenadora da Escola, Cleide Araújo, lembra que durante o primeiro módulo, tiveram a oportunidade de refletir sobre seu papel e seu espaço dentro da sociedade e no Movimento Sindical. “Levantamos questões importantes sobre a vida e o trabalho das mulheres, sejam elas urbanas ou rurais. Nosso intuito é que, ao final do terceiro módulo, elas possam se tornar multiplicadoras do que aprenderam e proporcionar a outras mulheres estas discussões”.

Cleide disse ainda, que esta é a primeira turma de muitas que virão. “Já tivemos a confirmação de recursos da Contag, durante a visita do presidente da entidade, Alberto Broch, e o secretário de Formação, Juraci Souto, à Paraíba, de que já nesse segundo semestre estaremos realizando a segunda turma exclusiva de mulheres na Fetag, em Patos, para facilitar o acesso daquelas que não puderam se deslocar até a Capital para essa primeira turma. A intenção é repetir esse curso a cada ano, nos deslocando para todas as regiões do estado para que possamos expandir esses conhecimentos para quem não teve a oportunidade de estar conosco”, finalizou.

Espaço de Formação - Fundada em julho de 2008, a Efor-PB tem como objetivo proporcionar às lideranças do MSTTR uma reflexão sobre o real papel do movimento sindical na conjuntura atual, revendo algumas estratégias que de fato viabilizem o desenvolvimento sustentável e solidário do campo. É também uma demanda da Escola Nacional de Formação iniciada pela Contag, em 2006, criada para atender a necessidade de formação continuada e permanente de dirigentes, assessores e lideranças do MSTTR, com destaque para jovens e mulheres.
 


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas
Rurais em defesa da Previdência Social
Secretaria da Contag faz balanço sobre votação da MP 871 em Comissão Mista
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192