10.06.2011 - 11:27:07
Contag assina campanha contra o trabalho infantil

Aconteceu na última quinta-feira (9), na Câmara dos Deputados, o lançamento da campanha em atenção ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – data marcada nacional e mundialmente em 12 de junho. A Contag assina e apóia a campanha, e segundo o secretário de Políticas Sociais da entidade, José Wilson um dos temas discutidos na campanha dialoga com o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário defendido pelo MSTTR.

Crianças da rede pública de Santa Maria (DF) participaram da solenidade e com a leitura de excertos de textos que narravam o que eles fariam se fossem governadores (as). Um deles disse que ‘faria uma lei que punisse os que não respeitam as leis das crianças’. Renato Mendes, do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Mundial do Trabalho (OIT), disse que é preciso intensificar a proteção à família, aprimorar os programas de geração de renda da família além de universalizar a educação.

A vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Mirian do Santos convocou toda a sociedade para atuar junto à Campanha. E o representante do Ministério Público do Trabalho, Rafael Marques disse é muito bom ouvir dos próprios sujeitos do direito (as crianças), que eles querem brincar e estudar, “do que ouvir as vozes de crianças vendendo picolé”, afirmou.

A solenidade contou com a presença de deputados que atuam na Frente Parlamentar Mista em defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. O secretário da Contag lembra que um dos eixos mobilizadores da campanha diz que ‘criança não combina com o trabalho com agrotóxicos’, e essa é uma luta antiga do movimento sindical.

Pois, segundo José Wilson, “as crianças ainda em fase de crescimento estão mais vulneráveis aos malefícios do uso de agrotóxicos, e nós da Contag debatemos isso com o governo”, contou. O dirigente ainda disse que o combate e a fiscalização contra o trabalho infantil é mais difícil ainda no meio rural.

A coordenação da campanha é do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho (Cordinfância) e da Organização Internacional do Trabalho, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Fonte: Agência Contag de Notícias - Suzana Campos


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Fetag-PB e STTRs debatem na Câmara de JP portaria que dá novo conceito ao Trabalho Escravo
Diretores da Fetag-PB participam de coletivos nacionais em Brasília
Projeto Trabalho de Todos encerra com realização de Seminário em João Pessoa
Diretores da Fetag-PB discutem pauta do GTB e planejam ações para 2015, em Coletivos Nacionais
Fetag e Sindicatos da região de Campina participam da 8ª audiência do Projeto Trabalho de Todos
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192