18.02.2011 - 12:58:36
Contag e ministro discutem previdência dos trabalhadores e trabalhadoras rurais

A Contag se reuniu, na última quinta-feira (17), com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, para apresentar as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras, a exemplo do cadastro especial. O encontro faz parte do roteiro de discussão com os ministros do governo Dilma.

O presidente Alberto Broch fez o resgate histórico da luta do movimento sindical do campo na área da previdência social. O dirigente relembrou a dura luta da Contag para firmar o convênio com o INSS, que garante o desconto automático das contribuições associativas dos (as) aposentados (as). “Nós também reafirmamos a necessidade de mantermos um diálogo permanente com o Ministério da Previdência Social para buscar soluções que atendam às necessidades dos (as) agricultores (as) familiares”, afirmou Broch.

O secretário de Políticas Sociais José Wilson Gonçalves lembrou que a Contag defende os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais há 47 anos e ressaltou que ao longo de sua trajetória vem amadurecendo a forma de articulação com o governo federal. “Valorizamos muito o diálogo, principalmente no que se refere à previdência social, que é uma área muito demandada na Contag”, relatou.

Zé Wilson também enumerou alguns pontos da pauta do Grito da Terra do ano passado que foram atendidos, mas que ainda não foram operacionalizados, como a abertura de novas agências de atendimento do INSS nos municípios do interior.

O ministro Garibaldi Alves ouviu os dirigentes e lembrou que essa não é a primeira vez que dialoga com a Contag. Ele também sustentou o entendimento de que o movimento sindical do campo “sempre foi e vai continuar sendo parceiro” do governo federal.

As questões apresentadas pela Contag na reunião serão aprofundadas numa reunião dos dirigentes com todos os secretários do Ministério da Previdência Social. “Consideramos que a reunião foi positiva, pois na primeira conversa já tivemos encaminhamentos e a percepção de que há boa vontade em atender às necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, avaliou Broch.

Fonte: Agência Contag de Notícias - Suzana Campos


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192