17.10.2018 - 10:59:07
CONTAG reafirma apoio a Haddad por apresentar propostas de valorização da agricultura familiar

Diante do cenário do 2º turno, com dois projetos políticos bem distintos, a CONTAG e as Federações reafirmam o seu posicionamento de total apoio político, dentro do que prevê a legislação eleitoral, à candidatura de Haddad/Manuela à Presidência da República, por entender que esta candidatura apresentou um programa alinhado com o desenvolvimento sustentável, a soberania nacional, a agenda da classe trabalhadora e da maioria do povo brasileiro e, sobretudo, comprometido com a reforma agrária e com a defesa e valorização da agricultura familiar.

Esse projeto, inclusive, está recebendo vários apoios, como o de Ciro Gomes, Guilherme Boulos, do PSB, de setores importantes do PSDB, de setores dos Evangélicos, de Bispos da Igreja Católica e de todas as centrais sindicais.

Haddad anunciou que pretende manter e aprimorar a política de valorização do salário mínimo, que foi uma das principais ações dos Governos Lula e Dilma. De 2003 a 2018, o salário mínimo passou de R$ 240,00 para R$ 954,00, um reajuste de 377% ao longo desse período.

Esse também é o projeto que defende a Aposentadoria Rural e os benefícios previdenciários, que são importantes políticas de distribuição de renda para a maioria dos municípios, principalmente para o meio rural brasileiro.

Mais especificamente sobre a agricultura familiar, Haddad fez o compromisso de recriar o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fortalecendo as pautas da agricultura familiar. Em seu programa, detalha que outras ações serão a efetivação da reforma agrária, a democratização da propriedade da terra, a retomada de programas estratégicos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e a ampliação da aquisição de produtos orgânicos para a merenda escolar em todo o Brasil. A questão da alimentação saudável é uma grande diferença entre os dois projetos. Haddad defende a redução do uso de agrotóxicos, já Bolsonaro defende o PL do Veneno (PL 6299/02).

Também destacamos que é um projeto que respeita as mulheres e que defende ações de geração de emprego e renda para a juventude; bem como pretende ampliar os investimentos em saúde e educação, e combater o aumento da violência no campo.

Para nós, o outro projeto oferece o risco de enfraquecimento do movimento sindical, como já amplamente divulgado pelo candidato, pois votou favorável à reforma trabalhista e é contrário à contribuição sindical.

A nossa luta é importante, acumulamos muitas conquistas para os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares ao longo de mais de meio século de organização sindical. Não podemos permitir que a categoria trabalhadora rural seja prejudicada por optarmos pela defesa de um projeto democrático e popular.

É importante não nos deixarmos levar por notícias falsas que estão circulando na internet na tentativa de mudar o seu voto, de te manipular e de disseminar o ódio, o preconceito e a violência. A Polícia Federal está investigando as mentiras que estão circulando na campanha eleitoral, por isso, evite compartilhar informações que não saiba sua verdadeira origem.

Orientamos, também, que as Direções das Federações e Sindicatos dialoguem com a base sobre os riscos para a agricultura familiar dependendo do resultado dessas eleições. A agricultura familiar é fundamental para o desenvolvimento do País, não podemos perder nossas conquistas e os nossos direitos. Vamos à luta!

FONTE: Direção da CONTAG


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
Fetag, Contag e Senar realizam a primeira Oficina de Base na Paraíba
Fetag-PB inicia ciclo de Oficinas de Base, nesta quarta-feira (10)
Fetag e STTRs participam de entrega de propostas para agricultura familiar ao governo do Estado
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192