26.06.2012 - 09:56:08
Cooperativa gera renda para agricultores do município de Matinhas

Com uma cooperativa composta por homens e mulheres do município, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Matinhas tem uma produção artesanal vendida nas feiras municipais e em outros estados. Os trabalhos não são vendidos obrigatoriamente através da cooperativa, como explicou Antônia Esmerina, presidente do sindicato. “É uma atividade que gera um pouco mais de renda. Também estamos criando uma cooperativa para a produção de medicamentos naturais. Já produzimos para nosso próprio consumo, mas já existe, também, comercialização desses produtos.”

As atividades do STTR se estendem, ainda, à manutenção de seis bancos coletivos de sementes, produção de frutas e plantas medicinais sem uso de agrotóxicos, orientação aos agricultores a respeito dos estragos causados ao solo em decorrência da realização de queimadas, desmatamentos e uso de agrotóxicos, além da promoção do reflorestamento. Também são realizadas oficinas de fabricação de adubos orgânicos, participação em feiras ecológicas e em curso de capacitação e artesanato.

O sindicato do município foi criado há 12 anos, por agricultores estimulados e incentivados por sindicalistas de municípios vizinhos e Fetag-PB.
 


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Fetag, Sindicatos e Contag reúnem mais de 5 mil em grande ato contra a Reforma da Previdência
MP 842/2018 e PL DO Veneno: Os retrocessos não param e a CONTAG segue na luta
Oficina debate Parcerias e Cooperações para o Fortalecimento da Agricultura Familiar
Salões do Jovem Saber discutem a atualização do programa
Fetag e Sindicatos participam de reunião estadual do Plano Safra 2016/2017
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192