26.09.2017 - 11:47:49
Encontro da Terceira Idade chega a sua 10º edição, a partir desta quinta (28)

Há 10 anos a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realizou seu 1º Encontro da Terceira Idade, com o objetivo de debater questões e perspectivas relacionadas à Terceira Idade do Campo na Paraíba. Nesta quinta-feira (28), o “Encontro Estadual da Terceira Idade”, promovido pela Fetag, chega a sua 10ª edição. O evento será aberto às 9h30, no auditório da entidade em João Pessoa, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe.

“A vivência, os problemas e a troca de experiências entre idosos e idosas de várias regiões da Paraíba, com todas as suas diferenças e temas que os une, estimularam muitas palestras e debates ao longo de todos esses anos. E assim chegamos ao nosso 10º Encontro, este ano”, justifica a secretária da Terceira Idade da Fetag-PB, Maria Adelino da Silva.

A expectativa é de que cerca de 300 idosos e idosas de todas as regiões do Estado participem do Encontro. A palestra de abertura será feita pela professora e secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Cida Ramos, que falará sobre “Direitos e Políticas Públicas em Atenção à Pessoa Idosa”. Após o almoço, a secretária da Terceira Idade da Contag, Josefa Rita da Silva (Zefinha), apresentará a palestra “Violência aos Direitos da Pessoa Idosa”, seguida pela professora Dione Guedes Pereira, do Curso Técnico de Cuidados com os Idosos, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Mangabeira, que os orientará sobre os “Cuidados Gerais na Terceira Idade”.

Durante todo o dia, os idosos e idosas poderão visitar a feira de artesanato e serviços, que contará com profissionais da saúde da Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (Fesvip) realizando aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, entre outros. O encontro encerra na sexta-feira (29), com um passeio a um restaurante na Praia de Areia Dourada, em Cabedelo, e animação do Trio de forró pé de serra “Os Maiorais do Forró”.

Segundo Maria Adelino, apesar dos avanços na implementação de políticas públicas para esse público, como o Estatuto do Idoso, ainda falta muito para garantir um envelhecimento saudável, ativo e com dignidade para todos, principalmente, para os nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Um dos principais desafios na aplicação das políticas para os idosos é fazer o Estado reconhecer que as realidades da Terceira Idade do campo e da cidade são diferentes, e não é vantajoso implementar as mesmas para ambos”. 

 A secretária complementa: “Para nós, quando a Terceira Idade Rural se aposenta, não deixa de pertencer à categoria. Pelo contrário, adquire status relevante para o nosso movimento e dá exemplo de responsabilidade e comprometimento com a luta, visando melhores condições de vida para todos no campo. Será um grande momento para que as pessoas da Terceira Idade tenham a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e afirmarem o valor de suas contribuições para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Será muito importante a participação de todos”.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Fetag-PB discute ações e perspectivas para a terceira idade em Seminário Nacional
Troca de conhecimentos e alegria marcam 10º Encontro da Terceira Idade da Fetag-PB
Encontro da Terceira Idade chega a sua 10º edição, a partir desta quinta (28)
Fetag-PB realiza 10º Encontro da Terceira Idade dias 28 e 29 deste mês
Fetag e Sindicatos da região de Sousa participam do Projeto Focco em Movimento, na terça (12)
 
 

 

2010 - 2017 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192