14.09.2015 - 11:24:39
Encontro de Reforma Agrária e Crédito Fundiário faz diagnóstico dos assentamentos paraibanos

Durante os últimos dias 9 e 10, cerca de 100 lideranças sindicais, representantes dos quinze Territórios da Cidadania do Estado, participaram, do “Encontro Estadual de Reforma Agrária e Crédito Fundiário”, realizado na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), em João Pessoa. O evento foi promovido pela Fetag-PB em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

O objetivo foi discutir os principais conceitos e concepções da Reforma Agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Dentro desses temas, os participantes refletiram sobre os desafios para implementação de uma Reforma Agrária ampla e massiva, como apontada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e também debateram o planejamento das ações pela Reforma Agrária em 2016, além de propor novas ações sindicais e estratégias visando o fortalecimento do PNCF.

Segundo o secretário de Agricultura Familiar da Fetag-PB, Assis Firmino, a Paraíba tem hoje vários assentamentos, onde as famílias reclamam, principalmente, da falta de infraestrutura e de apoio da assistência técnica. “Entendemos que a Fetag tinha que fazer essa discussão e levar em frente essa luta, esclarecendo as nossas lideranças sindicais de que é importante avançar e buscar melhorias para os Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Não basta só ter a terra, porque as pessoas estão lá, mas falta assistência técnica, saúde e educação dentro dos assentamentos, para garantir a cidadania destas famílias”.

Diagnóstico e avaliação -
O secretário de Política Agrária da Contag, Zenildo Xavier, explica que o encontro teve o objetivo de fazer um diagnóstico de como está a Reforma Agrária e o Crédito Fundiário na Paraíba. “Percebemos a participação efetiva do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), com representações de quase todo o Estado. Esse diagnóstico vai nos trazer elementos para que a gente possa apontar quais são os rumos para o avanço da Reforma Agrária. E quanto ao Crédito Fundiário, apontar quais são as nossas ações, principalmente junto as UTEs, para que esse Programa, que é uma complementação da Reforma Agrária, possa, de fato, avançar”.

Para Sandra, representante do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cruz do Espírito Santo, o encontro vem retomar uma discussão que ficou fora da pauta dos movimentos sociais e sindical. “Essa discussão aconteceu de uma forma geral, colocando todo o Estado num local só, para que a gente possa perceber qual o panorama que temos hoje em toda a Paraíba. Ele está igualitário? Ou de uma forma diferenciada? E a gente percebe que há um nivelamento dentro das necessidades. A política pública tem que ser fortalecida, colocando esses assuntos em pauta, para que a gente possa garantir os benefícios já adquiridos e avançar no sentido de fazer com que as outras políticas públicas, como saúde, educação, etc, não faltem para os assentados e agricultores da Paraíba, como um todo”, finalizou.

O encontro foi aberto com a apresentação do grupo cultural “Filhos e Filhas da Terra de Barra de Santa Rosa”, formado por jovens filhos de agricultores, que através do teatro, apresentaram como a Reforma Agrária era feita nos tempos de Lampião. Houve ainda a apresentação de uma experiência exitosa no Assentamento Nossa Senhora de Nazareth, onde o agricultor Severino Elias de Araújo, falou sobre a utilização da energia solar no bombeamento de água para irrigação de hortaliças orgânicas, que faz no lote que mantém juntamente com seu pai Severino Izidro de Araújo.

Os encontros estaduais são promovidos pela Contag, por meio de convênio firmado com a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério de Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA).


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Elizabeth Teixeira recebe Comenda Margarida Maria Alves na Câmara
 
 


Últimas Notícias

13.06.2019
Rurais em defesa da Previdência Social
29.05.2019
Rurais em defesa da Previdência Social
22.05.2019
Contag e Federações intensificam diálogo na Câmara sobre a MP 871 e PEC 06
20.05.2019
Fetag-PB realizará Oficinas de Base para o enfrentamento do atual cenário nacional
08.05.2019
Secretaria da Contag faz balanço sobre votação da MP 871 em Comissão Mista

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192