31.01.2011 - 11:21:48
Encontro na Fetag discute inclusão de idosos do campo em prioridades governamentais

Discutir estratégias para incluir a terceira idade do campo nas prioridades governamentais em seus três níveis foi o objetivo do 3º Encontro Estadual da Terceira Idade, que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realizou nos dias 14 e 15 de dezembro, na sua sede em João Pessoa.

Durante o evento, que contou com a participação de cerca de 300 idosos de todo o estado, foram discutidas várias questões relacionadas à Terceira Idade no campo. Os idosos ainda tiveram a oportunidade de conhecer as lutas e conquistas do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) na Paraíba. O segundo dia do encontro foi dedicado à cidadania e ao lazer, com a realização de atendimentos na área de saúde, oficina de embelezamento e apresentações culturais, além de um passeio à Praia do Bessa.
 
A secretária da Terceira Idade da Fetag, Maria Adelino da Silva, explicou que o objetivo destes encontros, que este ano entrou na sua terceira edição, é trazer a tona questões que estão eminentemente postas, mas pouco praticadas a cerca da execução do Estatuto do Idoso. “Debatemos estratégias com o intuito de assegurar a esta população a inclusão social, política e econômica, imprescindíveis para se garantir a dignidade da pessoa humana. Outro ponto fundamental da nossa discussão foi a questão da falta de segurança, que no campo, principalmente entre os idosos, têm feito muitas vítimas”, destacou.
 
Segundo o secretário da Terceira Idade da Contag, Natalino Cassaro, a criação e a construção de grande parte dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais existentes no Brasil se deve à luta de pessoas que, hoje, encontram-se na chamada terceira idade. “Muitos foram sócios-fundadores e continuam sócios, sendo considerados a referência do MSTTR. A implementação e o aperfeiçoamento de políticas específicas para este público é um dos desafios colocados para o movimento. Entre as ações que pretendemos priorizar nos próximos anos está a mudança no processo de liberação dos créditos consignados, que foi uma luta do MSTTR, mas tornou-se um pesadelo para os beneficiários, suas famílias e as instituições que os representam. E o aumento da participação das Fetag’s e STTR’s nos Conselhos do Idoso”.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Parlamentares orgânicos do Sistema CONTAG reafirmam compromissos com a pauta da Agricultura Familiar
11º Encontro da Terceira Idade será realizado a partir desta quarta (28)
O olhar e a participação da terceira idade nas Eleições de 2018
Paraibanas participam de curso exclusivo de formação política para mulheres
Nova diretoria da Fetag-PB tem posse prestigiada
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192