04.10.2011 - 10:57:59
Encontro na Fetag discutirá inclusão de idosos do campo em prioridades governamentais, nesta quarta

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realiza a partir da desta quarta-feira (5), o “4º Encontro Estadual da Terceira Idade” e a “1ª Plenária Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade”. A abertura acontecerá às 10h, no auditório da entidade, localizado à Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe. O professor universitário, Carlos Gonçalo, fará a palestra inicial, onde falará sobre o processo de envelhecimento e a população rural.

Cerca de duzentos idosos e idosas de todas as regiões do estado, além do secretário da Terceira Idade da Confederação dos Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Natalino Cassaro, deverão participar do encontro, alusivo ao Dia Nacional do Idoso, comemorado no último dia 1º de outubro.

O objetivo é debater questões relacionadas à Terceira Idade no campo e partir daí traçar estratégias para incluí-la nas prioridades governamentais em seus três níveis. A secretária da Terceira Idade, Maria Adelino da Silva, destaca que durante o evento deste ano será realizada ainda a 1ª Plenária Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade.

“Na Plenária iremos discutir o documento base e elaborar sugestões para o plano de ação da Secretaria Nacional da Terceira Idade até o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag. Também vamos escolher os delegados e delegadas que representarão a Paraíba na Plenária Nacional, que acontecerá no próximo ano, em Brasília”, explicou Maria Adelino.

O encontro segue até a quinta-feira (6), com um dia dedicado ao lazer. Na ocasião, o grupo passará todo o dia na sede social do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência (Sindsprev-PB), na Praia do Poço.

Estatística e desrespeito - O Brasil conta atualmente com mais de 21 milhões de pessoas acima de 60 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Segundo o secretário da Terceira Idade da Contag, Natalino Cassaro, esse número representa um índice superior a 10% da população brasileira. “Apesar de ser um público considerável, essas pessoas ainda enfrentam muitos problemas e desrespeitos diariamente, como a violência dentro dos seus lares e no transporte público, abandono, desvalorização de aposentadorias e pensões, além do difícil acesso ao atendimento de saúde”.

Natalino explica que para tentar amenizar essas questões, a Secretaria Nacional da Terceira Idade da Contag está desenvolvendo um trabalho, junto às Fetags e os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) de todo o país, no sentido de sensibilizar o poder público e a sociedade quanto à importância de valorizar e dar uma maior atenção aos idosos. “Como neste encontro na Paraíba, estamos participando de outros, em todos os estados, e ocupando espaços em conselhos e comissões para propor e lutar por políticas que garantam uma vida digna e melhor para os mais velhos”, finalizou o secretário.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
11º Encontro da Terceira Idade será realizado a partir desta quarta (28)
O olhar e a participação da terceira idade nas Eleições de 2018
Fetag-PB discute ações e perspectivas para a terceira idade em Seminário Nacional
Troca de conhecimentos e alegria marcam 10º Encontro da Terceira Idade da Fetag-PB
Encontro da Terceira Idade chega a sua 10º edição, a partir desta quinta (28)
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192