13.11.2015 - 15:55:45
Envelhecimento saudável e ativo será tema do 8º Encontro da Terceira Idade da Fetag-PB

 A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), realizará a partir da próxima quarta-feira (18), o “8º Encontro da Terceira Idade”, em seu auditório em João Pessoa, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe. O evento iniciará às 7h, com o café da manhã, credenciamento e a feira de artesanato e serviços, que contará com profissionais da saúde realizando aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, entre outros.

 
O tema principal deste ano será o envelhecimento saudável e ativo, que será abordado na palestra de abertura. Outras palestras abordarão ainda os direitos dos idosos, previdência social e empréstimos consignados. A expectativa é de que cerca de 300 idosos e idosas de todas as regiões do estado participem do Encontro, que encerra na quinta-feira (19), com um passeio a um restaurante na Praia do Seixas, e animação de um trio de forró pé de serra.
 
A secretária da Terceira Idade da Fetag-PB, Maria Adelino da Silva, explica que segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos e idosas.
 
“Queremos alertar os idosos e a população, de uma forma geral, que embora estejamos vivendo mais, a qualidade de vida e as relações familiares não acompanham essa evolução. Ainda não estamos preparados para envelhecer! Apesar dos recentes avanços na implementação de políticas públicas para esse público, como o Estatuto do Idoso, ainda falta muito para garantir um envelhecimento saudável, ativo e com dignidade para todos, principalmente, para os nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais”.
 
Adelino destaca ainda que um dos principais desafios na aplicação das políticas para os idosos é fazer o Estado reconhecer que as realidades da Terceira Idade do campo e da cidade são diferentes, e não é vantajoso implementar as mesmas para ambos. 
 
“Para nós, quando a Terceira Idade Rural se aposenta, não deixa de pertencer à categoria. Pelo contrário, adquire status relevante para o nosso movimento e dá exemplo de responsabilidade e comprometimento com a luta, visando melhores condições de vida para todos no campo”, finalizou.
 
Programação:
 
1° dia (18.11.2015)
7h Café da manhã
8h Credenciamento
8h30 Feira de Artesanato e Feira de serviços (aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, etc.)
11h Abertura – (Diretoria da Fetag/Contag/Senar e autoridades presentes)
11h30 Palestra: "Envelhecer com saúde: Desafios e Estratégias Para Uma Boa Saúde na Terceira Idade"
12h30 Almoço
14h Lançamento da parceria da Fetag - Casa de Apoio/Unipê
15h Palestra – “Direitos e Previdência para a Pessoa Idosa”.
16h Lanche
16h30 Debate
18h Jantar
19h Noite cultural (apresentações e forró pé de serra)
 
2º Dia (19/11/2015)
Hora Atividade
6h às 8h Café da manhã
8h Saída para ao passeio na praia 
12h Retorno da Praia - Almoço na Fetag
 
OBS: No dia 18/11, no período da manhã, haverá uma feira com produtos artesanais e da agricultura familiar e uma feira de  serviços de higiene, beleza e saúde (cortes de cabelo,  testes de glicemia e verificação de pressão arterial). 
 

Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Fetag-PB discute ações e perspectivas para a terceira idade em Seminário Nacional
Troca de conhecimentos e alegria marcam 10º Encontro da Terceira Idade da Fetag-PB
Encontro da Terceira Idade chega a sua 10º edição, a partir desta quinta (28)
Fetag-PB realiza 10º Encontro da Terceira Idade dias 28 e 29 deste mês
Fetag e Sindicatos da região de Sousa participam do Projeto Focco em Movimento, na terça (12)
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192