02.03.2016 - 00:10:00
Fetag capacitará 22 cidades do semiárido para realização do Cadastro Ambiental Rural

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realizará,  entre os dias 7 e 10 de março, duas capacitações para os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) de 22 cidades do semiárido paraibano, que realizarão o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os encontros acontecerão no STTR de Campina Grande e na sede da Fetag, em Patos, respectivamente.

Nos dias 7 e 8, a capacitação será para os Sindicatos dos municípios de Alcantil, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Caraúbas, Caturité, Gurjão, Riacho do Santo Antônio, São Domingos do Cariri, São João do Cariri e Soledade. E nos dias 9 e 10, para os de: Aguiar, Cajazeirinhas, Condado, Coremas, Emas, Lagoas, Olho D’água, Paulista, Piancó e Pombal.

Ao todo, Sindicatos de 50 municípios do semiárido nordestino localizados nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco serão capacitados até o final de março para realizar a elaboração de mais de 12 mil Cadastros Ambientais Rurais (CAR) nos próximos meses.  

Reivindicação do MSTTR - Atendendo uma demanda da Contag juntamente com outros movimentos sociais, em 2015 o Ministério do Meio Ambiente e o Fundo Social da Caixa Econômica Federal lançaram um edital que direciona R$ 10 milhões para a elaboração de 50 mil Cadastros Ambientais Rurais no semiárido nordestino. Os recursos foram divididos entre as entidades demandantes. Entre os três projetos enviados pela Contag, foi selecionado o projeto que prevê a elaboração de 12.535 CAR em 50 municípios que apresentam baixa inserção do CAR e estão em áreas de desertificação nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. 

Equipamentos - Para estruturar a elaboração dos CAR, cada um dos 50 sindicatos receberá, por meio de comodato (uso temporário, espécie de empréstimo), um computador, uma impressora e um GPS. Além disso, os Sindicatos contarão com um coordenador regional do projeto, que trabalhará em conjunto com as Federações dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (FETAGs) dos três estados e Regional Nordeste da Contag. 

 

Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192