25.09.2018 - 12:08:08
Fetag cobra compromisso de candidatos ao Governo do Estado com a Agricultura Familiar

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) reuniu na última sexta-feira (21), pela manhã, quatro candidatos ao Governo do Estado para um debate acerca de suas propostas para as mulheres e homens do Campo paraibanos. Foram convidados os cinco candidatos, mas compareceram apenas quatro: João Azevedo, José Maranhão, Rama Dantas e Tárcio Teixeira.
 
O debate, já tradicional entre as lideranças sindicais do Campo e os candidatos à governador acontece há pelo menos 3 décadas, e foi realizado no auditório da entidade. Cerca de 600 lideranças no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do estado participaram do evento.
Durante o evento, os candidatos responderam a duas perguntas elaboradas pela Fetag-PB, uma relacionada aos principais problemas enfrentados pela Agricultura Familiar na Paraíba, e a outra questionava qual seria a orientação aos deputados de sua bancada, se eleito, quanto à Reforma da Previdência e a revogação de outras leis que tanto prejudicaram os trabalhadores(as), como a Reforma Trabalhista, Terceirização e a PEC que congelou os gastos públicos por 20 anos. Os candidatos também responderam questionamentos da plateia. Um documento com as principais demandas da população do Campo do Estado foi entregue aos candidatos.
 
Segundo o presidente da Fetag-PB, Liberalino Lucena, no documento constam várias reivindicações fundamentais para a vida e a manutenção dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares no Campo.
 
“Entre os principais pontos destacamos, além de saúde, educação e segurança, uma melhor assistência aos nossos agricultores e agricultoras familiares. Nós sabemos que para ter um índice de produção satisfatório, é preciso ter Assistência Técnica de qualidade. Também reivindicamos um acompanhamento melhor de órgãos como Emater e Interpa, diretamente ligados à agricultura na Paraíba. Vamos apresentar essas e outras propostas aos candidatos e esperamos que eles assumam esse compromisso com os homens e mulheres do Campo de nosso Estado”, destaca o presidente.
O documento tem ainda várias questões direcionadas a diversas Secretarias e órgãos, como: do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca; Saúde; Educação, Infra-estrutura, Recursos Hídricos, dos Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia; Mulher e diversidade humana; da Segurança e da Defesa Social; Emater; Interpa; etc. 

Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Fetag-PB realizará Oficinas de Base para o enfrentamento do atual cenário nacional
Fetag participa de Atos Públicos alusivos ao Dia do Trabalho, neste 1º de maio
Fetag participa de várias mobilizações pela PB contra a MP 871 e PEC da Reforma da Previdência
Movimento de Mulheres realiza ato na capital e jornada de atividades em todo o Estado
Fetag discutirá MP 871 e Previdência Rural com classe política e bancada paraibana no Congresso
 
 


Últimas Notícias

13.06.2019
Rurais em defesa da Previdência Social
29.05.2019
Rurais em defesa da Previdência Social
22.05.2019
Contag e Federações intensificam diálogo na Câmara sobre a MP 871 e PEC 06
20.05.2019
Fetag-PB realizará Oficinas de Base para o enfrentamento do atual cenário nacional
08.05.2019
Secretaria da Contag faz balanço sobre votação da MP 871 em Comissão Mista

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192