26.02.2019 - 17:54:29
Fetag discutirá MP 871 e Previdência Rural com classe política e bancada paraibana no Congresso

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (Fetag-PB) realiza a partir desta quarta-feira (27), reunião com seu Conselho Deliberativo. A abertura acontecerá às 10h, na sede da entidade, localizada na Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe. O evento continua na quinta-feira (28), com a participação da classe política paraibana, entre eles o secretário da Agricultura Familiar, Luiz Couto, deputados estaduais, alguns prefeitos, vereadores e a bancada paraibana no Congresso.

O objetivo do encontro é discutir com cerca de 400 lideranças sindicais representantes de todas as regiões do Estado a Medida Provisória (MP) 871/2019, bem como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, que trata da Reforma da Previdência. Ambas, se aprovadas como estão, inviabilizarão por completo o acesso a Previdência por parte dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares.

Segundo o presidente da Fetag-PB, Liberalino Lucena, o primeiro dia do evento será para uma discussão interna entre as lideranças sobre as propostas para alteração e retirada de textos da MP 871/2019. “Estas propostas foram elaboradas pelo conjunto do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), em Brasília, como uma forma de garantir o direito a aposentadoria das pessoas do Campo”. 

Liberalino disse ainda que quanto a Reforma da Previdência, não há muito o que se discutir. “Como vai se exigir que as mulheres trabalhadoras rurais, que tem jornada de trabalho permanente, em situações extremamente precárias esperem mais 5 anos para requererem seus benefícios? Elas, assim com os homens do Campo começam a trabalhar desde muito cedo, a maioria ainda criança, já ajudando seus pais na lida com a terra”. 

Na quinta-feira (28), o debate será levado à classe política paraibana. “Os Sindicatos, a Fetag, vereadores, prefeitos e deputados estaduais precisam mobilizar seus deputados federais e senadores para que votem contra essas e outras medidas propostas nessa versão da Reforma da Previdência que, se aprovada, acabará com a aposentadoria Rural”, destacou.

O presidente questiona: “de que viverão os municípios e sua economia, sem o dinheiro desse benefício, já que a renda da Previdência, na grande maioria das cidades, supera o Fundo de Participação dos Municípios (FPM)? Como sobreviverão esses agricultores que durante toda sua vida produziram alimentos e são responsáveis por mais de 70% dos gêneros alimentícios que as famílias brasileiras consomem?”

“Será que voltaremos ao tempo em que o êxodo rural era a única saída? E as cidades, terão empregos para todos? As respostas para estas perguntas, todos nós já sabemos, porque já vivenciamos e ainda sofremos com as consequências de governos que nunca olharam para as mulheres e homens do Campo. Estamos conversando com toda a bancada paraibana, assim como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e as demais Federações do país, e lutaremos, sempre, por estes e outros direitos arduamente conquistados pela classe trabalhadora rural”, finalizou Liberarino.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
Fetag, Contag e Senar realizam a primeira Oficina de Base na Paraíba
Fetag-PB inicia ciclo de Oficinas de Base, nesta quarta-feira (10)
Fetag e STTRs participam de entrega de propostas para agricultura familiar ao governo do Estado
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192