09.12.2015 - 10:37:15
Fetag e MPT voltam a reunir Sindicatos para discutir aliciamento de trabalhadores assalariados

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) voltam a reunir nesta quinta-feira (10), em Patos, representantes dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) das regiões do Vale de Princesa Isabel, Vale das Espinharas e Vale do Piancó.

O encontro que acontecerá a partir das 9h, na sede da Fetag daquele município, tem como objetivo discutir com a procuradora Marcela Ásfora o andamento das ações de combate ao aliciamento e transporte irregular dos trabalhadores assalariados rurais para o corte de cana na região Sudeste do país, sobretudo para os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

As reuniões são fruto de uma parceria existente com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Polícia Federal (PF), e a Fetag-PB. Deverão participar do evento, representantes dos Sindicatos de: São José do Bonfim, Conceição, Pedra Branca, Olho D água, Tavares, Água Branca, Manaíra, Nova Olinda, Patos, Piancó, Itaporanga, São José de Piranhas, Santana de Mangueira, Santa Inês, Boa Ventura, Aguiar, Ibiara, Mãe DÁgua, Imaculada, Jurú, Catingueira, e São José de Princesa.

A Fetag, por meio de sua Secretaria de Assalariados, há cerca de 3 anos intensificando junto aos Sindicatos a ela filiados, o compromisso com o combate ao aliciamento de trabalhadores rurais. “Vimos discutindo com a nossa base estratégias para coibir a saída dos trabalhadores de forma irregular e mostrando também quais são os meios e os contatos para acionar as autoridades públicas. O objetivo é conscientizar o trabalhador para que não saia da Paraíba para outros estados sem estar legalizado, e corra o risco de quando chegar lá, trabalhar semi-escravo ou escravo. Que ele saia daqui com os exames feitos, com a carteira de Trabalho assinada, e informado ao MTE onde está indo, garantindo assim, que ao fim do seu contrato de trabalho, esteja voltando para a sua família”, explicou o secretário de Assalariados da Fetag-PB, João Lau.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Nova diretoria da Fetag-PB tem posse prestigiada
Solenidade de posse de novos diretores da Fetag acontecerá nesta quarta (30)
Com 99% dos votos, chapa encabeçada por Liberalino é reeleita na Fetag-PB
Rurais presentes na Jornada Nacional de Lutas contra o fim da aposentadoria!
Governo não sabe o que fazer com a sua proposta de “reforma” da Previdência
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192