09.12.2015 - 10:37:15
Fetag e MPT voltam a reunir Sindicatos para discutir aliciamento de trabalhadores assalariados

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) voltam a reunir nesta quinta-feira (10), em Patos, representantes dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) das regiões do Vale de Princesa Isabel, Vale das Espinharas e Vale do Piancó.

O encontro que acontecerá a partir das 9h, na sede da Fetag daquele município, tem como objetivo discutir com a procuradora Marcela Ásfora o andamento das ações de combate ao aliciamento e transporte irregular dos trabalhadores assalariados rurais para o corte de cana na região Sudeste do país, sobretudo para os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

As reuniões são fruto de uma parceria existente com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Polícia Federal (PF), e a Fetag-PB. Deverão participar do evento, representantes dos Sindicatos de: São José do Bonfim, Conceição, Pedra Branca, Olho D água, Tavares, Água Branca, Manaíra, Nova Olinda, Patos, Piancó, Itaporanga, São José de Piranhas, Santana de Mangueira, Santa Inês, Boa Ventura, Aguiar, Ibiara, Mãe DÁgua, Imaculada, Jurú, Catingueira, e São José de Princesa.

A Fetag, por meio de sua Secretaria de Assalariados, há cerca de 3 anos intensificando junto aos Sindicatos a ela filiados, o compromisso com o combate ao aliciamento de trabalhadores rurais. “Vimos discutindo com a nossa base estratégias para coibir a saída dos trabalhadores de forma irregular e mostrando também quais são os meios e os contatos para acionar as autoridades públicas. O objetivo é conscientizar o trabalhador para que não saia da Paraíba para outros estados sem estar legalizado, e corra o risco de quando chegar lá, trabalhar semi-escravo ou escravo. Que ele saia daqui com os exames feitos, com a carteira de Trabalho assinada, e informado ao MTE onde está indo, garantindo assim, que ao fim do seu contrato de trabalho, esteja voltando para a sua família”, explicou o secretário de Assalariados da Fetag-PB, João Lau.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
Fetag, Contag e Senar realizam a primeira Oficina de Base na Paraíba
Fetag, Sindicatos e Contag reúnem mais de 5 mil em grande ato contra a Reforma da Previdência
CONTAG reforçará luta pela reforma agrária e pelos direitos da classe trabalhadora
Fetag, Sindicatos e setor sucroalcooleiro paraibano dão início a campanha salarial de canavieiros
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192