15.03.2012 - 10:48:10
Fetag e Sindicatos debatem políticas públicas para as mulheres do campo nesta sexta (16)

Com o objetivo de discutir as políticas públicas existentes para as mulheres do campo e a sua efetivação, além do combate à violência doméstica, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) a ela filiados, realizarão um seminário, nesta sexta-feira (16), no STTR de Araruna.

A abertura acontecerá às 9h, com a presença do presidente da Fetag, Liberalino Ferreira e da secretária de Mulheres da entidade, Maria de Lourdes; da prefeita de Araruna, Wilma Targino Maranhão; secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena; e do secretário Executivo da Agricultura Familiar,  Alexandre Eduardo.

O evento, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, tem como tema “Terra, Água, Agroecologia e Políticas Públicas para as Mulheres” e deverá contar com a participação de cerca de 200 pessoas, entre trabalhadoras rurais e lideranças sindicais da região.

A secretária de Mulheres da Fetag, Maria de Lourdes Costa, diz que a entidade, juntamente com o Governo do Estado, por sua Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana, e a Prefeitura Municipal de Araruna, estarão analisando e divulgando quais as políticas públicas existentes na Paraíba, na atualidade, voltadas para a mulher do campo.

“Vamos enfatizar, sobretudo, o Termo de Cooperação firmado entre o Governo do Estado da Paraíba e a Secretaria Nacional de Mulheres, que prevê a aplicação de R$ 1,8 milhão para mulheres do campo, com o objetivo de oportunizar um empreendimento que possa gerar renda, proporcionando-lhes auto-sustentação financeira”, destacou Lourdes.

A gerente operacional de Enfrentamento à Pobreza da Secretaria Estadual de Mulheres e Diversidade Humana, Maria Rosângela da Silva, falará sobre Políticas Públicas Específicas para as Mulheres e o Secretário Executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo abordará o tema “Terra, Água e Agroecologia”. Na ocasião, a diretora da Fetag, Cleide Araújo, ainda dará informações sobre o Programa Nacional de Habitação Rural.

Programação:
7h30 – Café da Manhã
9h – Abertura (Liberalino Ferreira – Pres. da Fetag; Maria de Lourdes – Sec. de Mulher da Fetag; Wilma Targino Maranhão - Prefeita de Araruna; Iraê Lucena- Secretária da Mulher e da Diversidade Humana; Alexandre Eduardo – Sec. Executivo da Agricultura Familiar)
10h – Palestra – Terra, Água e Agroecologia – Alexandre Eduardo
10h40 – Debate
11h20 – Palestra – Políticas Públicas Específicas para as Mulheres – Maria Rosângela da Silva
12h – Debate
12h30 – Informações sobre o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) – Cleide Araújo.
13h - Almoço


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas
Fetag participa de várias mobilizações pela PB contra a MP 871 e PEC da Reforma da Previdência
Fetag, Sindicatos e Contag reúnem mais de 5 mil em grande ato contra a Reforma da Previdência
Mais de 5 mil Trabalhadores (as) Rurais participarão de Audiência Pública na ALPB, nesta sexta (15)
Fetag discutirá MP 871 e Previdência Rural com classe política e bancada paraibana no Congresso
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192