13.10.2011 - 08:33:48
Fetag e Sindicatos inscrevem trabalhadores para seleção em cursos técnicos de Colégio Agrícola
Documentos para inscrição no Colégio Agrícola de Bananeiras

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), através de seus 207 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR’s) filiados, inscreve até o dia 25 de outubro, trabalhadores e trabalhadoras rurais para o processo seletivo 2012 dos Cursos Técnicos oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN). Após esta data, os candidatos só poderão se inscrever diretamente na sede do CAVN, localizado no município de Bananeiras, até o dia 31 de outubro.

Para o curso de Aqüicultura o prazo para as inscrições será estendido até o dia 31 de janeiro. Os formulários para inscrição podem ser adquiridos através do sítio da Fetag na internet, no www.fetagpb.org.br. Após o preenchimento, os candidatos deverão anexar cópias da Certidão de Nascimento ou Casamento, Cédula de Identidade, Histórico Escolar, e duas fotografias 3x4, e levar ao STTR do seu município onde pagarão sua inscrição com 50% de desconto. Os cursos são totalmente gratuitos, assim como a estadia, alimentação e o material didático.

O presidente da Fetag, Liberalino Ferreira de Lucena, explica que a parceria que acontece há vários anos entre a Fetag e a UFPB, tem como objetivo facilitar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras rurais à formação profissional, buscando a inclusão social e o resgate da cidadania desse público. “Essa iniciativa não se limita a garantir o acesso ao mercado de trabalho. Ela possibilita à população do campo uma melhoria no nível habilidade técnica, associada com o saber popular dos trabalhadores rurais, numa perspectiva de geração de renda  extraídas de suas próprias terras”.

Para os cursos de Agropecuária e Agroindústria na modalidade Subsequente, o exame de seleção será realizado no dia 3 de dezembro (sábado), com início às 8h, no Pavilhão de Aulas do CAVN, e constará de uma prova escrita conjunta de Português e Matemática, no nível do Ensino Médio e de uma entrevista.

Os interessados no cursos de Agropecuária e Agroindústria, na modalidade Integrado e Proeja, farão o exame no dia 4 de dezembro (domingo), das 9h às 12h, no Pavilhão de Aulas. Eles testarão seus conhecimentos através de provas escritas de Português, Matemática e Ciências, no nível do Ensino Fundamental. Já para o curso de Aquicultura (Subsequente), o exame será realizado apenas no dia 16 de fevereiro de 2012 (quinta-feira), a partir das 8h, no Pavilhão de Aulas, e constará de uma prova escrita conjunta de Português e Matemática, no nível do Ensino Médio e de uma entrevista.

O resultado do processo seletivo para os cursos de Agropecuária e Agroindústria e para o Regime de Internato acontecerá no dia 9 de dezembro, e para o curso de Aquicultura acontecerá no dia 17 de fevereiro de 2012, através da imprensa e do sítio www.cavn.ufpb.br. A matrícula dos candidatos aprovados nos cursos de Agropecuária e Agroindústria acontecerá de 1º a 8 de fevereiro de 2012, para os classificados no curso de Aquicultura a matrícula será realizada no dia 27 de fevereiro de 2012, na sede da escola em Bananeiras.

Estão sendo oferecidas 315 vagas distribuídas entre os cursos de Agropecuária, Agroindústria e Aqüicultura, que são oferecidos pelo CAVN em três modalidades: Proeja, para os candidatos fora da faixa etária escolar, acima de 18 anos, com o ensino fundamental; em Regime Normal, para as pessoas em idade escolar que concluíram o ensino fundamental e farão o médio técnico e o Pós Médio (Subseqüente), para os que concluíram o ensino médio e independente da idade querem se profissionalizar.

Os profissionais formados pelo CAVN/UFPB poderão trabalhar em empresas públicas ou privadas, montar seu próprio negócio ou prestar consultoria técnica, procurando desenvolver o setor e garantindo a preservação ambiental. 

Especificação dos Cursos:

Técnico em Agropecuária - será capaz de desempenhar atividades ligadas à agricultura, pecuária, agroecologia e administração rural nas áreas de culturas anuais, perenes, fruticultura, controle fitossanitário, produção de mudas, topografia e irrigação.

Técnico em Agroindústria  - se habilita para atuar no beneficiamento, armazenamento, processamento e controle de qualidade de matérias-primas e/ou produtos agroindustriais.

Técnico em Aquicultura
  - pode atuar no cultivo, como gestão e/ou assistência técnica de empresas publicas e particulares na área de aquicultura (peixes, camarões e rãs) nos segmentos da larvicultura, engorda, fábricas de rações, abatedouros e empresas de processamento de pescado.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192