08.03.2016 - 09:19:36
Fetag e Sindicatos paraibanos marcham pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) marcham nesta terça-feira (8), data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, pelo fim de todas as formas de violência contra as mulheres e pelo fortalecimento da agricultura familiar agroecológica. A “VII Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia” acontecerá no município de Areial, localizado a 35 km de Campina Grande.

A Fetag-PB será representada por sua 1ª e 2ª secretárias de Mulheres, Maria de Lourdes Costa e Ivanete Leandro Azevedo, e as diretoras Cleide Araújo (São Vicente do Seridó), Avanise Matias (Araruna), Ozanira Cunha (Riachão), Raimunda Gomes (Tacima) e Maria do Céu Pontes (Pirpirituba). A expectativa do Polo da Borborema e a AS-PTA, organizadores do evento, é reunir cerca de 5 mil agricultoras e trabalhadoras rurais das cidades vizinhas e representações de várias regiões do Estado. As participantes se concentrarão no Sítio Areial II, no Campo do Cruzeiro, às margens da rodovia PB-121, e depois seguirão rumo ao Centro da cidade.

Durante a concentração será apresentada a peça “Acorda, Biu!”, encenada pelo grupo de teatro amador do Polo da Borborema, que vai retratar o cotidiano de uma família de agricultores na qual as mulheres sofrem vários tipos de violência de gênero dentro de casa. A peça é baseada no curta-metragem “Acorda, Raimundo, Acorda!” (1990), do diretor Alfredo Alves, que mostra a opressão de gênero com papéis invertidos entre homem e mulher.

A Marcha é um espaço de visibilidade do trabalho das agricultoras e sua importante contribuição para o desenvolvimento da agricultura familiar, um trabalho que por muito tempo esteve invisível aos olhos da sociedade.

Lia de Itamaracá
- A cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá encerrará a caminhada com um show na Praça Central. No local, haverá ainda uma feira montada com experiências e produtos da agricultura familiar produzidos pelas mulheres como: bolos, doces, polpas de fruta, tapiocas, frutas, hortaliças, artesanatos e outros.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Fetag cobra compromisso de candidatos ao Governo do Estado com a Agricultura Familiar
Fetag-PB debate com candidatos ao Governo ompromissos com a Agricultura Familiar, nesta sexta (21)
12 anos da Maria da Penha: enfrentamento à violência contra as mulheres precisa ser intensificado
Fetag-PB cobrará compromisso com Agricultura Familiar à candidatos ao Governo do Estado, em debate
7ª turma da Enfoc da Contag presta solidariedade a manifestantes em Greve de Fome por Justiça no STF
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192