07.03.2012 - 11:24:47
Fetag e Sindicatos participam de Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) a ela filiados, participam nos dias 14 e 15 de março, em João Pessoa, da I Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural. O tema central é “Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural”.

O evento, coordenado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), é uma preparação para a I Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, que acontecerá entre os dias entre os dias 23 e 26 de abril, em Brasília.

O objetivo é propor diretrizes, prioridades e estratégias para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), tendo como referência a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) e, em atendimento à Lei nº 12.188 de 11 de Janeiro de 2010 e suas regulamentações.

Entre os principais temas a serem discutidos estão: Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e as Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater; e Metodologia de Ater - Abordagens de Extensão Rural.

Conferências Territoriais – Cento e cinqüenta delegados e delegadas representantes dos agricultores familiares paraibanos serão escolhidos nas Conferências Territoriais que acontecem até dia 12 de abril, no município de Juru. Estas Conferências iniciaram no último dia 1º de março, em Monteiro. Destes, 20 delegados e delegadas, irão representar o Estado no evento nacional.

As conferências coincidem com a reestruturação do sistema de assistência técnica e extensão rural no país, tendo por base a Lei 12.188/ 2010, que define a Política Nacional de Assistência Técnica Rural.

A Paraíba possui cerca de 600 mil agricultores familiares, representando 83,7% de total de produtores rurais. Conforme o zoneamento dos territórios, são 144.655 propriedades de agricultores rurais no Estado.

Calendários das Conferências Territoriais:

 

Data (março)

Território

Município

01

Cariri Ocidental

Monteiro

02

Piemonte da Borborema

Belém

05

Zona da Mata Norte

Capim

05

Vale do Piancó

Itaporanga

06

Médio Sertão

Patos

06

Alto Sertão

Cajazeiras

06

Borborema

Campina Grande

06

Seridó

São Vicente do Seridó

07

Zona da Mata Sul

João Pessoa

07

Cariri Oriental

Barra de São Miguel

07

Vale do Piranhas

Aparecida

08

Vale do Paraíba

Fagundes

09

Curimataú

Barra de Santa Roza

09

Médio Piranhas

Pombal

12

Serra do Teixeira

Juru


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
MSTTR discute sustentabilidade da luta e políticas públicas para Agricultura Familiar, em Brasília
Fetag, Contag e Senar realizam a primeira Oficina de Base na Paraíba
Secretaria da Contag faz balanço sobre votação da MP 871 em Comissão Mista
Lideranças do MSTTR lutam junto a parlamentares para mudar relatório da MP 871, em Brasília
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192