03.03.2016 - 11:11:43
Fetag e STTRs reúnem-se com o INSS para discutir problemas das APSs de Itabaiana e Rio Tinto

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) atendidos pelas Agências da Previdência Social (APSs) de Itabaiana e Rio Tinto, reuniram-se na última terça-feira (1º), com o gerente executivo do INSS de João Pessoa, Rogério Oliveira, e o chefe do setor de benefícios do órgão, Sérgio Andrade.

Durante o encontro, realizado no auditório da Fetag, as lideranças expuseram uma série de problemas que vêm acontecendo no atendimento dessas agências, o principal deles, relativo ao alongamento dos agendamentos, resultando numa demora muito grande para a obtenção dos benefícios como aposentadoria rural, pensão, auxílio doença, etc.

“Temos agendamentos marcados para junho, quando ligamos para o 135 ainda no mês de janeiro. Em virtude disso, os Sindicatos solicitaram que a Fetag marcasse esta reunião, para que juntos pudéssemos encontrar soluções para esses problemas”, explicou o secretário de Políticas Sociais da Fetag, Rosivaldo Fernandes.

O alto índice de indeferimento nas solicitações de aposentadoria rural, também foi tema do debate, bem como a falta de peritos, e o mau atendimento à população, por parte dos servidores destas APSs.

O gerente executivo do INSS em João Pessoa, Rogério Oliveira, justificou que após duas greves e período de férias dos servidores, a instituição vem buscando adequar sua força de trabalho. “A expectativa é de que ainda no mês de março possamos trabalhar a redução dessas agendas, realizando mutirões. Estamos dependendo apenas da liberação de recursos orçamentários. Aqueles que já estão agendados e estão aguardando há algum tempo, terão prioridade nesses atendimentos que estaremos fazendo”.

Ele ainda complementou que as reclamações de atendimentos, atrasos, alongamentos de agenda, entre outras, podem ser feitas através da Ouvidoria da Previdência Social. “O segurado pode, através do 135 ou pela internet, no site do MPS, fazer a sua reclamação. Em seguida receberá um número para que possa fazer o acompanhamento posterior e da solução para o problema que foi apresentado na sua manifestação”, concluiu Rogério.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192