25.04.2011 - 08:49:55
Fetag fecha piso de R$ 568 para trabalhadores da cultura do bambu na Paraíba

Ficou em R$ 568 o novo piso salarial dos trabalhadores do corte e tratos culturais do bambu da Paraíba. O reajuste representa um aumento de cerca de  7,2% no valor do piso anterior. Já o percentual de aumento para os trabalhadores dedicados às atividades de apoio, como mecânicos e pedreiros, foi de 7%.

O valores foram definidos durante o acordo coletivo da categoria, fechado entre a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e a empresa Agrimex fecharam, na última terça-feira (19). A mediação das negociações foi realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Ainda como resultado das negociações, foram mantidas as cláusulas sociais do acordo anterior e antecipada a data base da categoria para o dia 1° de março. A cultura do bambu na Paraíba, emprega aproximadamente 400 trabalhadores rurais assalariados, que atuam principalmente no corte. O bambu extraído no estado é utilizado, em sua grande maioria, pela indústria de papel.

Segundo o secretário de Assalariados da Fetag-PB, João Antônio Alves (João Lau) a entidade busca garantir, no decorrer desse processo, não só o êxito das negociações assegurando o direito dos trabalhadores, mas sobretudo a execução do que for acordado.

“A Fetag está em campo todos os dias para verificar se o que foi acordado está sendo, de fato, cumprido. Quando há alguma reclamação por parte dos trabalhadores, nós vamos até a diretoria da empresa. Na maioria dos casos o problema é prontamente resolvido, após nossa intervenção. Se não houver entendimento, encaminhamos o caso a SRTE”, concluiu João Lau.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Fetag, Contag e Senar realizam a primeira Oficina de Base na Paraíba
Fetag, Sindicatos e Contag reúnem mais de 5 mil em grande ato contra a Reforma da Previdência
CONTAG reforçará luta pela reforma agrária e pelos direitos da classe trabalhadora
Fetag, Sindicatos e setor sucroalcooleiro paraibano dão início a campanha salarial de canavieiros
Nova diretoria da Fetag-PB tem posse prestigiada
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192