11.05.2011 - 11:41:42
Fetag mobiliza Sindicatos para aderirem à campanha contra a febre aftosa

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) está mobilizando os 214 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) a ela filiados para se integrar na Campanha Estadual de Vacinação Contra a Febre Aftosa, lançada pelo Governo do Estado. O prazo final para a vacinação é o dia 31 de maio.

O presidente da Fetag, Liberalino Lucena, alerta os agricultores familiares e trabalhadores rurais que mantém um pequeno rebanho animal para não perder o prazo para a vacinação. “Nós não podemos correr o risco de repetir o índice do ano passado, quando apenas 74,3% do nosso rebanho foi vacinado. Isso coloca em dúvida a saúde dos nossos animais e, consequentemente, o seu valor. Grande parte dos que deixaram de vacinar, na última Campanha, foram pequenos produtores, e muitos não são sequer cadastrados”.

Liberalino explica que para se cadastrar, basta procurar uma das unidades da Emater, localizadas em todo o Estado, ou qualquer farmácia veterinária. “A vacina tem um valor muito pequeno, perto do prejuízo que se pode ter com a morte de um animal. Além de correr o risco de perder sua pequena criação, quem não vacinar ainda estará contribuindo para que a Paraíba não saia da área de risco, prejudicando e desvalorizando nossos animais”.

Campanha - Com o slogan “Quando você vacina não é só a vaca que vai para o Brejo”, a Campanha pretende imunizar mais de 90% do rebanho de bovinos e búfalos da Paraíba, que se encontra em estado de risco médio da febre aftosa. O rebanho de gado do Estado hoje é de R$ 1 milhão e 269 mil e 451 e de búfalos 1.625.

Ao todo 108 mil produtores do Estado deverão vacinar o seu rebanho e comprovar a imunização entregando a nota fiscal, o anexo 13 (declaração de animais) e o frasco de vacina lacrado em uma das unidades locais de saúde animal e vegetal ou nos escritórios da Emater nos municípios. Eles são obrigados vacinar e atualizar seu cadastro. Caso isto não ocorra, o produtor poderá ser multado em R$ 200,00 e não receberá a Guia de Trânsito Animal, documento necessário para o transporte


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Governo do Estado realiza Jornadas de Inclusão Produtiva em Princesa Isabel e Guarabira
2ª etapa de vacinação contra febre aftosa na Paraíba vai até 30 de novembro
Abrem esta semana quatro novos postos distribuirão ração animal em municípios da Paraíba
Prazo para vacinar o rebanho contra a aftosa termina na próxima quinta-feira (31)
Vacinação contra aftosa começa e vai até fim de maio. Objetivo é alcançar status de livre da doença
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192