24.02.2016 - 11:55:26
Fetag participa de reunião do Comitê Estadual de Educação do Campo da Paraíba

A  Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), representada por sua assessora Fátima Elias, participou no último dia 16, da primeira reunião bimestral de 2016 do Comitê Estadual de Educação do Campo da Paraíba, realizada no auditório do Incra.

Na pauta do encontro, foram discutidos o ProJovem Campo - Saberes da Terra, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a construção de 16 escolas rurais em áreas da reforma agrária em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEE). 

O primeiro tema a ser debatido foi construção da Escola Família Agrícola no Memorial das Ligas Camponesas, no município de Sape (PB), na região da Zona da Mata paraibana, a cerca de 55 quilômetros de João Pessoa.            

Em seguida analisaram o andamento do ProJovem Campo - Saberes da Terra na Paraíba. O programa visa ampliar o acesso de agricultores familiares jovens e adultos à educação, possibilitando a conclusão do nível Fundamental, com qualificação social e profissional. Para isso, utiliza metodologia diferenciada, desenvolvida por áreas de conhecimentos, e a pedagogia da alternância, em que o aluno tem um período de atividades na escola (tempo-escola) e na comunidade (tempo-comunidade).
   
A oferta de cursos de educação profissional e tecnológica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo); e a necessidade de assinatura de Termos de Cessão de Uso do Solo para a construção, através de uma parceria entre o Incra e a SEE, de 16 escolas rurais em áreas de assentamento, encerraram a pauta de discussões.

Presenças -  Além do assegurador do Pronera no Incra/PB, José Gentil Fernandes, e de outros servidores da autarquia e da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na Paraíba, participaram da reunião cerca de 25 representantes de órgãos e entidades como a SEE, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater/PB), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e da Articulação Municipal (Sedam), a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep/PB), a Organização dos Professores Indígenas da Paraíba (Opip), a Articulação do Semiárido Paraibano (ASA/PB), o Memorial das Ligas Camponesas e movimentos sociais do campo. Também estiveram presentes representantes de instituições de ensino superior parceiras do Incra, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192