14.08.2017 - 11:51:38
Fetag-PB debate destinos de jovens, mulheres, secretaria-geral e finanças em Coletivos

Entre os dias 7 e 11 de agosto, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) participou das reuniões das Comissões Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e de Mulheres Trabalhadoras Rurais, além dos Coletivos de Finanças e de Secretários(as) Gerais, no Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR), da Contag, em Brasília. 

A Fetag-PB foi representada pelos diretores(as): Cleide Araújo; Iara Enéas;  Avanise Matias, e Israel Carlos. Além de tratarem de temas específicos de cada área de atuação, as lideranças discutiram ainda prioridades para o planejamento estratégico da nova diretoria da Contag (2017-2021).

Juventude Rural - Teve como principais objetivos elaborar um planejamento das atividades a serem desenvolvidas nos Salões Regionais do Jovem Saber e avaliar os resultados obtidos pelo programa nos últimos anos.

Mulheres Trabalhadoras Rurais - O objetivo foi dar continuidade ao planejamento da Secretaria com um olhar das mulheres para as prioridades, para as grandes ações que precisam ser realizadas frente a essa conjuntura desafiadora. 

Além do Plano de Ação da CNMTR para o quadriênio 2017-2021, também discutiram o caráter, a agenda e processos de mobilização e realização da Marcha das Margaridas; debateram orientações político-metodológicas para a realização dos Seminários Regionais sobre mulheres e agroecologia; estratégias de implementação da paridade pelo MSTTR; e os impactos das Reformas da Previdência e Trabalhista e da PEC da Regularização Fundiária sobre as Trabalhadoras Rurais e identificando estratégias de enfrentamento e resistência.

Sustentabilidade Político-Financeira – Teve como objetivo construir estratégias para o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira do Movimento Sindical considerando as deliberações do 12º Congresso e o Planejamento Estratégico da Contag; com um olhar especial de avaliação do Plano Sustentar.

Todos os temas debatidos levam em consideração o atual cenário de retrocessos no Brasil imposto pelo governo Temer e seus aliados(as) no Congresso Nacional, a exemplo da recém aprovada “reforma” trabalhista. 

Secretaria Geral - O objetivo foi socializar as principais ações desenvolvidas pelas Federações realizadas de 2016 a 2017; discutir sobre a implementação de Deliberações do 12º Congresso da Confederação referente à paridade e as quotas e juventude; traçar estratégias de como a unidade entre as Secretarias Gerais e os setores de Comunicação das Federações podem contribuir com uma Comunicação do Movimento Sindical que chegue à base (trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares); e ainda abrir um amplo debate sobre as Eleições de 2018. O fortalecimento da Política de Comunicação do Movimento Sindical foi um tema bastante debatido pelo Coletivo. 

 

Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Câncer tem cura. Entre de peito nessa luta
Troca de conhecimentos e alegria marcam 10º Encontro da Terceira Idade da Fetag-PB
Capacitação segue no Vale do Piancó, Médio Sertão e Serra do Teixeira
Fetag-PB capacitará lideranças para operar sistemas do INSS
Canavieiros terão piso salarial de R$ 960 na Paraíba
 
 

 

2010 - 2017 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192