14.08.2017 - 11:51:38
Fetag-PB debate destinos de jovens, mulheres, secretaria-geral e finanças em Coletivos

Entre os dias 7 e 11 de agosto, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) participou das reuniões das Comissões Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e de Mulheres Trabalhadoras Rurais, além dos Coletivos de Finanças e de Secretários(as) Gerais, no Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR), da Contag, em Brasília. 

A Fetag-PB foi representada pelos diretores(as): Cleide Araújo; Iara Enéas;  Avanise Matias, e Israel Carlos. Além de tratarem de temas específicos de cada área de atuação, as lideranças discutiram ainda prioridades para o planejamento estratégico da nova diretoria da Contag (2017-2021).

Juventude Rural - Teve como principais objetivos elaborar um planejamento das atividades a serem desenvolvidas nos Salões Regionais do Jovem Saber e avaliar os resultados obtidos pelo programa nos últimos anos.

Mulheres Trabalhadoras Rurais - O objetivo foi dar continuidade ao planejamento da Secretaria com um olhar das mulheres para as prioridades, para as grandes ações que precisam ser realizadas frente a essa conjuntura desafiadora. 

Além do Plano de Ação da CNMTR para o quadriênio 2017-2021, também discutiram o caráter, a agenda e processos de mobilização e realização da Marcha das Margaridas; debateram orientações político-metodológicas para a realização dos Seminários Regionais sobre mulheres e agroecologia; estratégias de implementação da paridade pelo MSTTR; e os impactos das Reformas da Previdência e Trabalhista e da PEC da Regularização Fundiária sobre as Trabalhadoras Rurais e identificando estratégias de enfrentamento e resistência.

Sustentabilidade Político-Financeira – Teve como objetivo construir estratégias para o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira do Movimento Sindical considerando as deliberações do 12º Congresso e o Planejamento Estratégico da Contag; com um olhar especial de avaliação do Plano Sustentar.

Todos os temas debatidos levam em consideração o atual cenário de retrocessos no Brasil imposto pelo governo Temer e seus aliados(as) no Congresso Nacional, a exemplo da recém aprovada “reforma” trabalhista. 

Secretaria Geral - O objetivo foi socializar as principais ações desenvolvidas pelas Federações realizadas de 2016 a 2017; discutir sobre a implementação de Deliberações do 12º Congresso da Confederação referente à paridade e as quotas e juventude; traçar estratégias de como a unidade entre as Secretarias Gerais e os setores de Comunicação das Federações podem contribuir com uma Comunicação do Movimento Sindical que chegue à base (trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares); e ainda abrir um amplo debate sobre as Eleições de 2018. O fortalecimento da Política de Comunicação do Movimento Sindical foi um tema bastante debatido pelo Coletivo. 

 

Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
Fetag, Contag e Senar realizam a primeira Oficina de Base na Paraíba
Fetag-PB inicia ciclo de Oficinas de Base, nesta quarta-feira (10)
Fetag e STTRs participam de entrega de propostas para agricultura familiar ao governo do Estado
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192