10.11.2017 - 13:02:18
Fetag-PB discute ações e perspectivas para a terceira idade em Seminário Nacional

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (Fetag-PB), representada por suas secretárias da Terceira Idade, Maria Adelino, e de Juventude, Iara Enéas, participou entre os dias 8 e 9 de novembro, do Coletivo Nacional da Terceira Idade que também recebeu o nome de Seminário Nacional para Avaliação das Ações de Formação e Capacitação para a Terceira Idade.
 
O evento, coordenado pela Contag, teve como objetivo investir na capacitação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da Terceira idade e idosos(as) em promoção social, desenvolvimento rural e contribuição enquanto sujeitos políticos do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Cerca de 100 representantes das Fetags e STTRs de todo o país colaboraram com a discussão.
 
Entre os principais encaminhamentos do Coletivo ficou acordado: a reformulação do processo formativo da Contag para atender as demandas específicas da terceira idade, mulheres e da juventude; tratar nos Seminários da Secretaria de Terceira Idade, temas como sucessão rural, saúde do homem e da mulher, violência no campo, depressão da pessoa idosa, segurança alimentar, empréstimo consignado, remédios caseiros, INSS Digital; ampliar o debate sobre a atual conjuntura política e a sustentabilidade político-financeira do Movimento Sindical; aprofundar  a discussão sobre a participação político partidário da Terceira Idade e da Juventude; garantir uma maior participação dos (as) aposentados (as) nas ações do Movimento Sindical; criar e disponibilizar cartilhas com orientações para criação dos Conselhos Estaduais de Direitos da Pessoa Idosa e do Fundo Especial; disponibilizar exemplares do Estatuto do Idoso ilustrado; entre outros.
 
Sucessão Rural na Perspectiva da Juventude - A defesa de um campo com gente, sendo um território rural vivo, construído pelas pessoas e suas culturas, foi a defesa compartilhada pela secretária Geral da Contag, Thaisa Daiane Silva. 
 
“É preciso lutar pela sucessão rural, pela permanência dos jovens no campo, seja missão de todos. É preciso que a defesa de políticas públicas para um envelhecimento saudável no campo também seja uma luta conjunta. A sucessão rural não se resolve com transmissão da propriedade familiar, mas sim com democratização do acesso à terra, à renda e aos direitos sociais”, ressaltou Thaisa.
 
Durante o Coletivo também foram avaliados os Seminários Regionais de Formação e Capacitação para a Terceira Idade, realizados entre os meses de julho e setembro/2017, nos estados do MA, PI, MT, PA, BA, PE, RN, PB, MG e RO. 
 

Fonte: Barack Fernandes - Assessoria de Comunicação da Contag 


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Fetag-PB discute ações e perspectivas para a terceira idade em Seminário Nacional
Troca de conhecimentos e alegria marcam 10º Encontro da Terceira Idade da Fetag-PB
Encontro da Terceira Idade chega a sua 10º edição, a partir desta quinta (28)
Fetag-PB realiza 10º Encontro da Terceira Idade dias 28 e 29 deste mês
Fetag e Sindicatos da região de Sousa participam do Projeto Focco em Movimento, na terça (12)
 
 

 

2010 - 2017 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192