10.11.2017 - 13:02:18
Fetag-PB discute ações e perspectivas para a terceira idade em Seminário Nacional

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (Fetag-PB), representada por suas secretárias da Terceira Idade, Maria Adelino, e de Juventude, Iara Enéas, participou entre os dias 8 e 9 de novembro, do Coletivo Nacional da Terceira Idade que também recebeu o nome de Seminário Nacional para Avaliação das Ações de Formação e Capacitação para a Terceira Idade.
 
O evento, coordenado pela Contag, teve como objetivo investir na capacitação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da Terceira idade e idosos(as) em promoção social, desenvolvimento rural e contribuição enquanto sujeitos políticos do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Cerca de 100 representantes das Fetags e STTRs de todo o país colaboraram com a discussão.
 
Entre os principais encaminhamentos do Coletivo ficou acordado: a reformulação do processo formativo da Contag para atender as demandas específicas da terceira idade, mulheres e da juventude; tratar nos Seminários da Secretaria de Terceira Idade, temas como sucessão rural, saúde do homem e da mulher, violência no campo, depressão da pessoa idosa, segurança alimentar, empréstimo consignado, remédios caseiros, INSS Digital; ampliar o debate sobre a atual conjuntura política e a sustentabilidade político-financeira do Movimento Sindical; aprofundar  a discussão sobre a participação político partidário da Terceira Idade e da Juventude; garantir uma maior participação dos (as) aposentados (as) nas ações do Movimento Sindical; criar e disponibilizar cartilhas com orientações para criação dos Conselhos Estaduais de Direitos da Pessoa Idosa e do Fundo Especial; disponibilizar exemplares do Estatuto do Idoso ilustrado; entre outros.
 
Sucessão Rural na Perspectiva da Juventude - A defesa de um campo com gente, sendo um território rural vivo, construído pelas pessoas e suas culturas, foi a defesa compartilhada pela secretária Geral da Contag, Thaisa Daiane Silva. 
 
“É preciso lutar pela sucessão rural, pela permanência dos jovens no campo, seja missão de todos. É preciso que a defesa de políticas públicas para um envelhecimento saudável no campo também seja uma luta conjunta. A sucessão rural não se resolve com transmissão da propriedade familiar, mas sim com democratização do acesso à terra, à renda e aos direitos sociais”, ressaltou Thaisa.
 
Durante o Coletivo também foram avaliados os Seminários Regionais de Formação e Capacitação para a Terceira Idade, realizados entre os meses de julho e setembro/2017, nos estados do MA, PI, MT, PA, BA, PE, RN, PB, MG e RO. 
 

Fonte: Barack Fernandes - Assessoria de Comunicação da Contag 


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
11º Encontro da Terceira Idade será realizado a partir desta quarta (28)
O olhar e a participação da terceira idade nas Eleições de 2018
Fetag-PB discute ações e perspectivas para a terceira idade em Seminário Nacional
Troca de conhecimentos e alegria marcam 10º Encontro da Terceira Idade da Fetag-PB
Encontro da Terceira Idade chega a sua 10º edição, a partir desta quinta (28)
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192