29.09.2016 - 17:55:12
Fetag-PB participa de curso de cooperação internacional, agroecologia e soberania alimentar

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB), representada por seu vice-presidente, Francisco Pereira de Araújo (Chicão) participou, entre os dias 21 e 23 de setembro, em Brasília, do 1º módulo do Curso Nacional de Formação em Cooperação Internacional para Promoção da Agroecologia e Soberania Alimentar e Nutricional, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).

O curso é dividido em três módulos. O primeiro, teve como tema Soberania Alimentar e Cooperação/Relação Internacional. O segundo módulo falará sobre Soberania Alimentar e Cooperação/ Relação Internacional na Produção Familiar e Comercialização; e o terceiro módulo será sobre Soberania Alimentar e Cooperação/Relação Internacional com enfoque na Agroecologia.
 
Neste primeiro módulo, os participantes aprofundaram a discussão sobre a atuação Internacional do Brasil para a garantia da soberania alimentar, sobre a agenda política internacional do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) nos espaços de integração internacional, além de compreender o que é uma cooperação internacional, os tipos de cooperação, e a importância para o MSTTR. Outros temas abordados também foram: a incidência internacional do Brasil na proteção dos direitos humanos e direitos do (a) trabalhador(a), e também o sobre os trabalhadores(as) rurais assalariados(as) nos debates internacionais.  Foram convidados representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), do Ministério do Trabalho e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O curso reúne dirigentes e lideranças sindicais, trabalhadores e trabalhadoras rurais, assessores e assessoras de Federações da Agricultura Familiar, além de dirigentes sindicais da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar), num total de 50 participantes.

Para o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Willian Clementino Matias, é preciso garantir aos integrantes do MSTTR o domínio sobre o tema, para que seja possível atravessar as fronteiras levando o debate e a experiência da agricultura familiar brasileira. “Dessa forma poderemos construir, com outros países, especialmente da América Latina e Caribe, uma estratégia conjunta para garantir o desenvolvimento rural solidário e sustentável, no qual as nações garantam a própria soberania alimentar e nutricional, sem depender das grandes corporações que controlam o mercado mundial de alimentos e visam principalmente o lucro, e não a saúde e o bem estar das pessoas e dos produtores de alimentos”, afirmou Willian Clementino.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192