30.08.2016 - 17:33:32
Fetag-PB participa de encontros nacionais sobre energias alternativas e recursos hídricos

 A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) participa desta terça-feira (30) até a sexta-feira (2), de dois eventos que acontecem consecutivamente no Centro de Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília: o Encontro Nacional de Energias Alternativas e Seminário Nacional sobre Recursos Hídricos. A entidade é representada pelo assessor técnico, Ivanildo Dantas. 

 
O eventos abrem a agenda de discussões sobre as possibilidades de geração de energias alternativas e os impactos da Lei de Recursos Hídricos na agricultura familiar; e ampliam o debate da Política Agrícola ao incorporar outras dimensões do meio rural, além da produção de alimentos. 
 
Objetiva-se ainda debater a elaboração de políticas públicas para os segmentos e conhecer a legislação pertinente aos temas, bem como elaborar ações do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) sobre as duas questões.
 
Principais pontos do Encontro de Energias Alternativas -  Análise e  avaliação do Programa Nacional de Produção de Biodiesel (PNPB), feita por representante do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo secretário de Meio Ambiente da Contag, Antoninho Rovaris; Análise da composição da Matriz Energética Brasileira, com o professor da Universidade de Brasília João Nildo de Souza Vianna; uma análise da legislação brasileira do setor de geração de energia elétrica, pelo representante da Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Hugo Lamin; além de discussão sobre o tema “Agricultura Familiar, PRONAF e produção de energia – possibilidades e limitações”, pela coordenação-geral de Biocombustíveis da CGBIO/DEGRAV/SFA/MDA.
 
Amanhã (31) o tema será a geração de energia solar, quando consultores e especialistas falarão sobre experiências, impactos e possibilidades de a Agricultura Familiar utilizar o potencial energético da luz solar para geração de energia limpa e também como forma de gerar renda, ainda que de maneira indireta. “Nossa intenção é aprofundar as informações sobre a possibilidade de os agricultores e agricultoras familiares utilizarem o potencial de sua produção e da insolação para o benefício próprio e também do planeta”, afirma Antoninho Rovaris.
 
Seminário de Recursos Hídricos - O secretário de Meio Ambiente da Contag realizará uma avaliação do papel da agricultura familiar na produção e preservação da água, e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) realizarão análises sobre o uso de recursos hídricos no Brasil, a legislação brasileira sobre recursos hídricos e as funções e potenciais dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Além disso, o coordenador de Implementação de Projetos Indutores da ANA falará sobre a “Recuperação de recursos hídricos e pagamento por Serviços Ambientais: O caso do Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas”.
 
Há diversos municípios em todo o Brasil que não estão ligados a qualquer rede de distribuição de energia elétrica. De acordo com o Censo de 2010, são mais de 728 mil domicílios em todo o Brasil. A maior parte deles está na região nordeste (339 mil), seguido da região norte (251 mil). Para muitos(as) trabalhadores(as) rurais dessas regiões, a solução utilizada para não ficar na escuridão são geradores movidos a óleo diesel, produto caro e extremamente poluente.
 
Para o secretário de Meio Ambiente da Contag, Antoninho Rovaris, é preciso haver condições efetivas e desburocratizadas, para a produção de energia elétrica de maneiras alternativas para a Agricultura Familiar e também o compartilhamento com a rede elétrica nacional ou regional. “As formas alternativas de produção de energia elétrica podem beneficiar muito os(as) agricultores familiares, não apenas na economia nas propriedades como também na redução do impacto ambiental e geração de renda”, afirma Rovaris.
 

Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Guardiã das águas, agricultura familiar defende produção de alimentos com sustentabilidade ambiental
Para a Contag, proposta do governo Temer para Ensino Médio à distância é desastrosa
Mulheres do campo e da cidade lutam por democracia e garantia de direitos, no 8 de março
Emenda propõe assegurar políticas específicas para a agricultura familiar
Fetag-PB passa a integrar coordenação Regional Nordeste da Contag
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192