26.07.2017 - 12:07:39
Fetag-PB participa de Seminário Regional sobre Desenvolvimento da Agricultura Familiar

Uma delegação representando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) participa até esta quinta-feira (27), em Recife (PE), do Seminário Regional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, promovido pela Contag.

O grupo é composto por diretores da Fetag e Sindicatos, e assessoria: Antônio Venâncio, Márcio Luis Oliveira; Cleide Araújo, Assis Firmino, Rosivaldo Fernandes, Israel Carlos, Nelson Anacleto, Severino Elias, Manuel Antônio de Oliveira, Iara Enéas, e Ivanildo Dantas.

O objetivo é debater o conceito da agricultura familiar, que nasce a partir da decisão do Sistema Contag pela representação específica da Agricultura Familiar. Os Seminários Regionais fazem parte da estratégia do movimento sindical para aprofundar o tema e cumprimento da deliberação do 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares que decidiu que o conceito da agricultura familiar a ser adotado deve ser aprovado em um Conselho Deliberativo ampliado.  

O debate da Regional Nordeste sobre o papel da Agricultura Familiar no desenvolvimento rural leva em consideração a discussão sobre ruralidades e a diversidade dos sujeitos políticos do campo, águas e das Florestas. A partir de todo o caminho percorrido antes e durante os Seminários Regionais, o Movimento Sindical construirá entendimentos sobre qual o conceito de Agricultura Familiar que o Sistema Contag passará a adotar a partir da representação específica da categoria. 

Vale ressaltar que todas as questões trazidas pelos grupos nos Seminários Regionais serão aprofundadas em um Seminário Nacional que deve reunir em Brasília-DF, aproximadamente 350 dirigentes sindicais de todo o país. 

Além do conceito da agricultura familiar, o seminário também promoverá um debate sobre a atual conjuntura política do Brasil, em destaque às implicações das reformas trabalhista e previdenciária sobre a vida da classe trabalhadora e as deliberações congressuais do 12º CNTTR, em especial para a paridade, cota de juventude e  atualização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).

No Nordeste participam do debate cerca de 130 dirigentes sindicais dos 9 estados da região (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe). No Seminário também estão sendo apresentado os desafios, diretrizes e ações do planejamento Estratégico da Confederação, na perspectiva ser articulado com os planejamentos das Federações. 

Eleição - Aproveitando a presença dos dirigentes acontece também em Recife-PE o Encontro Regional para eleição da coordenação da Regional Nordeste (2017 a 2019).


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Governo Corta Recursos da Educação do Campo
Classe trabalhadora e movimentos sociais protestam nessa sexta (27), em alusão ao 1° de Maio
Paraíba sedia 3º e último módulo da Escola de Formação Regional da Contag
Vamos ocupar as ruas no dia 4 de abril para intensificar a luta pela democracia
Ato de solidariedade a Lula será realizado hoje de manhã na capital
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192