07.03.2018 - 11:47:42
Fetag-PB reúne trabalhadoras rurais na luta por democracia e garantia de direitos no Dia da Mulher

Com o tema “Margaridas na luta por democracia e garantia de direitos”, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) reúne nesta quinta-feira (8), cerca de 200 trabalhadoras rurais, agricultoras familiares e assentadas da reforma agrária de várias regiões do Estado para refletir quanto aos retrocessos vividos na atual conjuntura política, social e econômica brasileira, destacando os seus impactos sobre a vida das mulheres. O evento será aberto às 8h, e acontecerá no auditório da entidade localizada na Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe.

Na ocasião, será exibido um vídeo produzido pela Contag para o 8 de março e o lançamento da 6ª Marcha das Margaridas que acontecerá em agosto de 2019, em Brasília, e homenageia a líder sindical paraibana Margarida Maria Alves. Também haverá uma palestra com a delegada da mulher da região Sul de João Pessoa, Helena Cristina Aguiar, que falará sobre os tipos de violência contra a mulher e formas de prevenção.

“Este é um dia para reforçamos a necessidade de nossa unidade, e colocarmos na agenda das autoridades a pauta das mulheres trabalhadoras rurais. Temos a plena consciência que as conquistas alcançadas no plano macro, precisam se materializar no dia a dia das pessoas, sendo o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais um instrumento imprescindível para esse feito, já que está mais próximo da população Rural”, destaca a primeira secretária de mulheres da Fetag-PB, Maria de Lourdes Costa.

Às 10h, as trabalhadoras rurais se juntam ao conjunto de movimentos de mulheres parceiras que realizam um Ato Político na Praça dos Três Poderes. Depois o grupo segue com destino a sede da Gerência Executiva do INSS em João Pessoa para protestar contra a Reforma da Previdência. Encerrando o movimento no Parque Solón de Lucena (Lagoa).

Movimento Nacional – Ações descentralizadas nos estados e municípios, unificando mulheres do campo, das florestas e das águas, e também com as mulheres da cidade, deverão se estender durante todo o mês de março. São atos como caminhadas, audiências públicas, debates sobre os temas que unificam as mulheres no 8 de Março. 

Três eixos marcam as ações em todo o país: Em defesa da previdência social, pública, universal e solidária; Pela democracia e protagonismo das mulheres na política; e Pela vida das mulheres e contra todas as formas de violência.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Rurais em defesa da Previdência Social
Secretaria da Contag faz balanço sobre votação da MP 871 em Comissão Mista
Fetag participa de várias mobilizações pela PB contra a MP 871 e PEC da Reforma da Previdência
Fetag, Sindicatos e Contag reúnem mais de 5 mil em grande ato contra a Reforma da Previdência
Mais de 5 mil Trabalhadores (as) Rurais participarão de Audiência Pública na ALPB, nesta sexta (15)
 
 


Últimas Notícias

13.06.2019
Rurais em defesa da Previdência Social
29.05.2019
Rurais em defesa da Previdência Social
22.05.2019
Contag e Federações intensificam diálogo na Câmara sobre a MP 871 e PEC 06
20.05.2019
Fetag-PB realizará Oficinas de Base para o enfrentamento do atual cenário nacional
08.05.2019
Secretaria da Contag faz balanço sobre votação da MP 871 em Comissão Mista

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192