21.03.2012 - 12:14:41
Fetag propõe parceria para programa destinado ao crescimento econômico e social de trabalhadoras

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) propôs ao Governo do Estado parceria, através dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) a ela filiados, para a seleção das trabalhadoras rurais que irão participar do Programa de Inclusão Produtiva que receberá R$ 1,8 milhão para projetos voltados ao crescimento econômico e social deste público na Paraíba.

“Os Sindicatos conhecem todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais do município e como representante legítimo desse público, sabe das suas potencialidades”, justificou a secretária de Mulheres da Fetag, Maria de Lourdes Costa.

A proposta aconteceu durante seminário alusivo ao Dia Internacional da Mulher, após a palestra da secretária Estadual da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, que explicou o Termo de Cooperação pela Cidadania e Autonomia das Mulheres Rurais, assinado entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM).

“Esse recurso deverá beneficiar mais de 5,6 mil mulheres no campo, oportunizando sua emancipação e melhoria na qualidade de vida. Esse Termo reforça as políticas públicas para mulheres desenvolvidas em nosso Estado”, destacou Iraê.

O evento foi promovido pela Fetag e os STTRs, no último dia 16, na sede do Sindicato de Araruna, com o objetivo de divulgar as políticas públicas existentes na Paraíba, na atualidade, voltadas para a mulher do campo. Cerca de 250 mulheres, entre trabalhadoras rurais e lideranças sindicais da região participaram do encontro.

Segundo a secretária Maria de Lourdes Costa, o evento foi muito bem avaliado pelas mulheres e lideranças sindicais. “A idéia é promover novos encontros como este, nas demais regiões do estado, não só no mês de março, e levar estas e outras discussões a todas as trabalhadoras rurais paraibanas”.

Terra, Água e Agroecologia – O tema da Marcha das Margaridas foi o objeto da palestra do secretário executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo, que destacou a importância de se produzir alimentos orgânicos de qualidade com práticas ecológicas, livres de defensivos e fertilizantes químicos. “Temos que combater os famosos venenos e adubos, que são altamente prejudiciais a nossa saúde e ao meio ambiente”, alertou.

Alexandre Eduardo afirmou que o Governo está destinando programas de apoio e orientação, por meio de técnicos da Emater especializados na produção agroecológica integrada e sustentável, para atender agricultores familiares paraibanos. “A intenção é fortalecer o campo político da agroecologia e a geração de renda dos trabalhadores rurais”, finalizou.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192