21.03.2012 - 12:14:41
Fetag propõe parceria para programa destinado ao crescimento econômico e social de trabalhadoras

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) propôs ao Governo do Estado parceria, através dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) a ela filiados, para a seleção das trabalhadoras rurais que irão participar do Programa de Inclusão Produtiva que receberá R$ 1,8 milhão para projetos voltados ao crescimento econômico e social deste público na Paraíba.

“Os Sindicatos conhecem todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais do município e como representante legítimo desse público, sabe das suas potencialidades”, justificou a secretária de Mulheres da Fetag, Maria de Lourdes Costa.

A proposta aconteceu durante seminário alusivo ao Dia Internacional da Mulher, após a palestra da secretária Estadual da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, que explicou o Termo de Cooperação pela Cidadania e Autonomia das Mulheres Rurais, assinado entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM).

“Esse recurso deverá beneficiar mais de 5,6 mil mulheres no campo, oportunizando sua emancipação e melhoria na qualidade de vida. Esse Termo reforça as políticas públicas para mulheres desenvolvidas em nosso Estado”, destacou Iraê.

O evento foi promovido pela Fetag e os STTRs, no último dia 16, na sede do Sindicato de Araruna, com o objetivo de divulgar as políticas públicas existentes na Paraíba, na atualidade, voltadas para a mulher do campo. Cerca de 250 mulheres, entre trabalhadoras rurais e lideranças sindicais da região participaram do encontro.

Segundo a secretária Maria de Lourdes Costa, o evento foi muito bem avaliado pelas mulheres e lideranças sindicais. “A idéia é promover novos encontros como este, nas demais regiões do estado, não só no mês de março, e levar estas e outras discussões a todas as trabalhadoras rurais paraibanas”.

Terra, Água e Agroecologia – O tema da Marcha das Margaridas foi o objeto da palestra do secretário executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo, que destacou a importância de se produzir alimentos orgânicos de qualidade com práticas ecológicas, livres de defensivos e fertilizantes químicos. “Temos que combater os famosos venenos e adubos, que são altamente prejudiciais a nossa saúde e ao meio ambiente”, alertou.

Alexandre Eduardo afirmou que o Governo está destinando programas de apoio e orientação, por meio de técnicos da Emater especializados na produção agroecológica integrada e sustentável, para atender agricultores familiares paraibanos. “A intenção é fortalecer o campo político da agroecologia e a geração de renda dos trabalhadores rurais”, finalizou.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192