30.11.2016 - 11:45:00
Fetag realiza 9º Encontro da Terceira Idade a partir desta quinta (1º)

O “9º Encontro Estadual da Terceira Idade” promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB), será aberto nesta quinta-feira (1º), às 14h, no auditório da entidade, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe. O evento contará com a presença da secretária da Terceira Idade da Contag, Lúcia Moura, e de cerca de 200 idosos e idosas de todas as regiões do estado.

A palestra de abertura será feita pela professora Dione Guedes Pereira, do Curso Técnico de Cuidados com os Idosos, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Mangabeira, que falará sobre os cuidados gerais na Terceira Idade. Em seguida a secretária da Terceira Idade da Contag, Lúcia Moura, falará sobre os direitos da pessoa idosa. O encontro encerra na sexta-feira (2), com um passeio a um restaurante na Praia do Seixas e animação de um trio de forró pé de serra.
 
Para a secretária da Terceira Idade da Fetag-PB, Maria Adelino da Silva, além de alertar os idosos e idosas e a população, de uma forma geral, para a importância de se garantir um envelhecimento saudável, ativo e com dignidade para todos, o evento falará ainda sobre os prejuízos com a anunciada Reforma da Previdência Social. “Um verdadeiro crime contra os direitos dos Trabalhadores que produzem os alimentos para a nação inteira”.

Segundo Maria Adelino, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmam que até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos e idosas.
 
“Embora estejamos vivendo mais, a qualidade de vida e as relações familiares não acompanham essa evolução. Ainda não estamos preparados para envelhecer. Apesar dos recentes avanços na implementação de políticas públicas para esse público, como o Estatuto do Idoso, ainda falta muito para garantir um envelhecimento com dignidade para todos, principalmente, para os nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais”.
 
A secretária destaca ainda que um dos principais desafios na aplicação das políticas para os idosos é fazer o Estado reconhecer que as realidades da Terceira Idade do Campo e da Cidade são diferentes, e não é vantajoso implementar as mesmas para ambos.
 
“Para nós, quando a Terceira Idade Rural se aposenta, não deixa de pertencer à categoria. Pelo contrário, adquire status relevante para o nosso movimento e dá exemplo de responsabilidade e comprometimento com a luta, visando melhores condições de vida para todos no campo”, finalizou.
 

Programação:

1° dia (01.12.2016)

Hora

Atividade

11h30

Almoço

13h30

Abertura – (Diretoria da Fetag/autoridades presentes)

14h

Apresentação cultural – Ciranda (Pedro Régis)

14h30

Palestra: “Cuidados Gerais na Terceira Idade”

15h30

Debate

16h

Palestra – “Direitos da Pessoa Idosa”

17h

Debate

18h

Jantar

19h

Noite cultural (apresentações de Grupos de xaxado e de forró pé de serra)

 

2º Dia (2/12/2016)

 

Hora

Atividade

6h às 8h

Café da manhã

8h30

Passeio na praia

12h

Retorno da Praia - Almoço na Fetag


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
O olhar e a participação da terceira idade nas Eleições de 2018
Fetag-PB discute ações e perspectivas para a terceira idade em Seminário Nacional
Troca de conhecimentos e alegria marcam 10º Encontro da Terceira Idade da Fetag-PB
Encontro da Terceira Idade chega a sua 10º edição, a partir desta quinta (28)
Fetag-PB realiza 10º Encontro da Terceira Idade dias 28 e 29 deste mês
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192