10.07.2015 - 17:32:47
Fetag realiza audiência com o Incra, nesta segunda (13), para o 2º Grito da Terra e das Águas da PB

Na próxima segunda-feira (13), será a vez o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) receber a Comissão de Negociação do “2º Grito da Terra e das Águas da Paraíba”, que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realiza, no dia 23 de julho. O evento marcará as comemorações pelo Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, que transcorre oficialmente no dia 25 de julho.

A audiência entre o superintende do Incra, Cleofas Cajú e a Comissão , formada pelo presidente da Fetag, Liberalino Lucena, e representantes de várias microrregiões do estado, acontecerá às 10h, na sede do Incra.

O presidente da Fetag-PB, Liberalino Lucena, explica que a pauta de reivindicações do “2º Grito da Terra e das Águas da Paraíba” será entregue as secretarias e órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal antecipadamente, como acontece no Grito da Terra Brasil.

“No dia 23 de julho, faremos um grande evento na sede da Fetag, com cerca de 1.500 mil Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de vários municípios paraibanos. O objetivo é apresentar para a sociedade e cobrar do Poder Público respostas para os principais problemas enfrentados pela população do Campo, na Paraíba”, acrescenta Liberalino.

Audiências desta sexta (10) - Garantir o acesso de todos os agricultores e agricultoras ao Programa Garantia Safra, em virtude dos efeitos da seca que já perdura 5 anos em nosso Estado, foi um dos principais pontos discutidos durante o encontro com o delegado do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Luiz Gonzaga Firmino Júnior.

Outro ponto importante, foi a necessidade de se fazer o reconhecimento e a inclusão de municípios paraibanos que embora façam parte de outras regiões, apresentam características da região do semiárido, a exemplo de Gurinhém. Várias outras questões foram discutidas com o representante do órgão Federal, que ressaltou a necessidade do estreitamento da relação entre o MDA e a Fetag.

Desenvolvimento Humano – Receptiva a pauta de reivindicações, a secretária estadual de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, afirmou que se empenharia no atendimento às demandas direcionadas a sua pasta.

Capacitar profissionais da segurança pública, que atuam nas Delegacias dos municípios, nos casos de violência doméstica no Campo, e implantar nos municípios-pólos, como Campina Grande; Patos; Cajazeiras; Piancó; Itaporanga; e Guarabira; Delegacias Especiais para atendimento aos Idosos, foram os principais pontos debatidos com a secretária.    

Cida garantiu também sua presença ao evento no dia 23 de julho, na Fetag, que deverá contar com a presença do governador, Ricardo Coutinho.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192