11.07.2011 - 11:58:41
Fetag realiza capacitação para atuação no desenvolvimento territorial, a partir desta quarta

A Fetag realizará nos dias 13 e 14 de julho, uma capacitação estadual sobre estratégias de atuação de desenvolvimento territorial, em seu Centro de Treinamentos em João Pessoa, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe. O evento tem parceria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e trará a Capital paraibana o secretário de Políticas Sociais da entidade, José Wilson. 

A capacitação faz parte de uma série de atividades previstas para acontecer dentro do Projeto Nacional de Articulação, Construção e Fortalecimento de Redes de Desenvolvimento e Territorialidade do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). 

O objetivo desse projeto é desenvolver um processo de mobilização para organização e inserção dos trabalhadores (as) rurais assalariados, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, jovens, mulheres, e pessoas da terceira idade nos espaços de elaboração e gestão das políticas públicas territoriais rurais.

A expectativa é que cerca de 80 representantes dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais dos seis territórios da Cidadania existentes na Paraíba - Zona da Mata Norte; Zona da Mata Sul; Borborema; Curimataú; Médio Sertão; e Cariri Ocidental - participem desta capacitação.

Programa – Os Territórios da Cidadania são conjuntos de municípios unidos pelo mesmo perfil econômico e ambiental, que possuem uma identidade comum e coesão social e cultural. Em cada Território é constituída uma instância deliberativa formada por representantes da sociedade civil (associações, sindicatos, ONGs, cooperativas, etc.) e dos governos federal, estadual e municipal, denominada Colegiado ou Fórum. Eles foram instituídos pelo governo federal em 2008, visando ampliar os bons resultados do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (PRONAT).

O objetivo é promover e acelerar a superação da pobreza e das desigualdades sociais no meio rural, inclusive as de gênero, raça e etnia, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, sendo implementada a partir de três eixos de atuação: ação produtiva, cidadania e infra-estrutura.

Na Paraíba o processo de identificação de territórios rurais foi iniciado em 2001, quando o Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) empreendeu um conjunto de pesquisas de campo no Nordeste para execução do “Projeto de Desenvolvimento Sustentável para os Assentamentos de Reforma Agrária do Semi-Árido Nordestino”.

Em 2003 foram homologados os territórios rurais do Cariri, Borborema, Zona da Mata e Médio Sertão. Em 2007, dois desses territórios foram desmembrados com a homologação dos territórios do Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Mata Sul e Mata Norte, além da criação do território do Curimataú. Atualmente a Paraíba conta com sete territórios rurais homologados, sendo que seis deles fazem parte do Programa Territórios da Cidadania, contemplando mais de 80.000 famílias.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192