13.12.2016 - 18:34:17
Fetag realiza Plenária de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais a partir desta quarta (14)

 A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realiza a partir desta quarta-feira (14), sua “Plenária Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais". O evento será aberto às 9h, no auditório da entidade, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe. A Plenária encerra na quinta-feira (15), com uma confraternização natalina.

 
Cerca de 200 lideranças sindicais de todas as regiões do Estado deverão participar da Plenária, que tem como objetivos analisar as modificações ocorridas na conjuntura estadual e nacional e na situação de trabalho e de vida dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares paraibanos, nos últimos quatro anos. Além de estabelecer um plano de ação para a melhoria da qualidade de vida deste público para os próximos anos. A Plenária Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais visa refletir sobre as mudanças que estão ocorrendo no campo, que afetam e influenciam a organização e a estrutura sindical.
 
Durante o evento, serão eleitos os delegados e delegadas que representarão a Paraíba no 12º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, realizado pela Contag, que acontecerá de 13 a 17 de março de 2017, em Brasília. Esses delegados também elegerão a nova diretoria da Contag para o próximo quadriênio.
 
Para o presidente da Fetag-PB, Liberalino Lucena, um dos principais temas a serem debatidos este ano, deverá ser a Reforma da Previdência. “Consideramos essa proposta de igualar em 65 anos a aposentadoria por idade para homens e mulheres, urbanos e rurais, um verdadeiro crime contra o direito dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que hoje se aposentam aos 55 anos as mulheres e os homens, aos 60 anos. A diferença é cultural, pois no campo começamos a trabalhar muito cedo, na maioria das vezes, antes dos 14 anos”.
 
O presidente destaca ainda outra preocupação da categoria, com a implementação de uma contribuição mensal dos trabalhadores(as) rurais junto ao INSS. “Sabemos que muitos não terão condições de contribuir e ficarão fora do regime geral da Previdência Social. Precisamos nos organizar e estar preparados para a luta, pois não podemos permitir um prejuízo desses com as pessoas que colocam o alimento na mesa dos brasileiros”, finalizou Liberalino.

Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Governo não sabe o que fazer com a sua proposta de “reforma” da Previdência
Secretaria de políticas sociais da Fetag explica problemas com INSS Digital e Cnis Rural
Encontro da Frente Brasil Popular define organização de Caravana do Povo em 2018
Fetag participa de Encontro da Frente Brasil Popular neste fim de semana
Fetag e STTRs participam de Audiência Pública em Campina Grande, na segunda (20)
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192