26.04.2016 - 19:37:06
Fetag realizará Encontro de Reforma Agrária e PNCF no Médio Sertão, nesta quinta (28)

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realiza nesta quinta (28) e sexta-feiras (29), no município Pombal, o “Encontro de Reforma Agrária e Crédito Fundiário do Pólo do Médio Piranhas”. 
 
O evento será aberto às 9h, na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), e é uma continuidade do Encontro estadual realizado em setembro de 2015, na Fetag, em João Pessoa. A expectativa é de que cerca de 60 pessoas, entre lideranças sindicais, presidentes de associações rurais e assentados, participem do Encontro.
 
O objetivo é discutir os principais conceitos e concepções da Reforma Agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), e dentro desses temas, refletir quais os principais desafios para implementação de uma Reforma Agrária ampla e massiva, como apontada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). 
 
O intuito é fazer um diagnóstico de como está a Reforma Agrária e o Crédito Fundiário na Paraíba e levar as reivindicações para a Marcha Nacional pela Reforma Agrária, que acontecerá no dia 19 de maio, em Brasília. A Marcha é uma grande mobilização nacional em favor da Reforma Agrária e da democracia que reunirá milhares de pessoas na Capital Federal, e culminará com a realização do Grito da Terra Brasil (GTB).
 
Segundo o secretário de Agricultura Familiar da Fetag-PB, Assis Firmino, a Paraíba tem vários assentamentos, onde as famílias reclamam, principalmente, da falta de infraestrutura e de apoio da assistência técnica. “Entendemos que a Fetag tem que fazer essa discussão e levar em frente essa luta, esclarecendo as nossas lideranças sindicais de que é importante avançar e buscar melhorias para os Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Não basta só ter a terra, porque as pessoas estão lá, mas falta assistência técnica, saúde e educação dentro dos assentamentos, para garantir a cidadania destas famílias”. 

Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Fetag, Sindicatos e setor sucroalcooleiro paraibano dão início a campanha salarial de canavieiros
Agricultores e Agricultoras Familares devem declarar ITR até 28 de setembro
7ª turma da Enfoc da Contag presta solidariedade a manifestantes em Greve de Fome por Justiça no STF
Conselho Deliberativo da Fetag reúne cerca de 200 lideranças sindicais em Patos
Fetag reúne Conselho Deliberativo nesta quarta (18), em Patos e no dia 25, em João Pessoa
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192