20.07.2016 - 16:20:58
Fetag reúne órgãos do Governo para discutir impasses para a realização do CAR na Paraíba

Com um novo encontro marcado para a próxima terça-feira (26), técnicos da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB), da Regional Nordeste da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), discutirão propostas para elaboração de um documento que será encaminhado ao Governo do Estado e a Assembleia Legislativa com vistas a agilizar a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na Paraíba.

Na última terça-feira (19), diretores da Fetag e de vários Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) se reuniram com representantes da Sudema, Sedap, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) para debater os principais impasses para a realização do CAR. A reunião contou ainda com a presença do secretário de Meio Ambiente da Contag, Antoninho Rovaris, e do assessor da regional Nordeste da entidade, Givanilson Porfirio da Silva.

O principal destes impasses, é a Deliberação 3679 do Conselho de Proteção Ambiental (Copam), de 15 de dezembro de 2015, que em seu Artigo 23, § 3º, obriga todos os Agricultores e Agricultoras Familiares para realizarem o CAR, passarem uma procuração registrada em Cartório a um técnico.

“A Paraíba é o único Estado do País que está exigindo este tipo de documentação, trazendo mais dificuldades e custo para os Agricultores. Estamos trabalhando na lógica de suspender essa obrigatoriedade, por entendermos que não há nenhuma correlação dessa procuração com a necessidade real dos Agricultores”, destacou o secretário de Meio Ambiente da Contag, Antoninho Rovaris.

O presidente da Fetag, Liberalino Lucena, afirma que até agora só foram cadastrados apenas 42% do total de imóveis rurais com até 4 módulos fiscais, na Paraíba. “O prazo para a conclusão de todos os Cadastros já foi prorrogado para 2017, e dificilmente teremos uma nova prorrogação. E aqui, nos impõem problemas que não existem, como esse da procuração, dificultando ainda mais todo o processo. E o pior é que os Agricultores, ao não realizarem o CAR, serão os grandes prejudicados”, acrescentou o presidente.

Segundo o superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, o objetivo é que já na reunião da próxima terça-feira (26), possam sair com propostas concretas para facilitar e acelerar a realização do CAR. Nosso intuito é que tudo caminhe da melhor forma possível, de mãos dadas com a Fetag”, finalizou.

Sobre o CAR - Criado em 2012, o CAR é obrigatório a todas as propriedades e posses rurais, e os dados informados são declaratórios (como a declaração do Imposto de Renda) e de responsabilidade do proprietário ou possuidor rural.
Os números do CAR farão parte do Sicar, que ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente dos estados, do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).

Benefícios – As pessoas que aderirem ao CAR terão a possibilidade de regularização das Áreas de Proteção Permanente (APPs) e/ou Reserva Legal com vegetação natural suprimida ou alterada até 22 de julho de 2008 no imóvel rural, sem autuação por infração administrativa ou crime ambiental.

O cadastro também garante a suspensão de sanções em função de infrações administrativas por supressão irregular de vegetação nas áreas cometidas até 22 de julho de 2008. O produtor também pode conseguir crédito agrícola, já que o CAR é pré-requisito para liberação de recursos nas instituições financeiras que operam recursos atrativos para o setor.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Contag e Federações intensificam diálogo na Câmara sobre a MP 871 e PEC 06
Fetag-PB realizará Oficinas de Base para o enfrentamento do atual cenário nacional
Movimento de Mulheres realiza ato na capital e jornada de atividades em todo o Estado
Fetag discutirá MP 871 e Previdência Rural com classe política e bancada paraibana no Congresso
MSTTR planeja ações em Defesa dos Direitos Previdenciários dos Agricultores(as) Familiares
 
 


Últimas Notícias

13.06.2019
Rurais em defesa da Previdência Social
29.05.2019
Rurais em defesa da Previdência Social
22.05.2019
Contag e Federações intensificam diálogo na Câmara sobre a MP 871 e PEC 06
20.05.2019
Fetag-PB realizará Oficinas de Base para o enfrentamento do atual cenário nacional
08.05.2019
Secretaria da Contag faz balanço sobre votação da MP 871 em Comissão Mista

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192