07.06.2017 - 11:20:50
Fetag reunirá Sindicatos sob a jurisdição do INSS de CG para avaliar "Meu INSS" e "INSS Digital"

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) reunirá nesta segunda-feira (12), na sede da entidade em Patos, representantes dos 141 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) que estão sob a jurisdição da Gerência Executiva do INSS de Campina Grande, para avaliar os novos Sistemas "Meu INSS" e "INSS Digital". O encontro acontecerá a partir das 14h, e deverá contar com a presença de cerca de 150 lideranças sindicais.

A reunião antecede a capacitação que a Gerência Executiva do INSS de Campina Grande realizará no dia 13, também na sede da Fetag em Patos, com os mesmos 141 STTRs sob sua jurisdição. A capacitação dos Sindicatos faz parte de um projeto piloto para a implantação do Sistema "INSS Digital" na Paraíba.

Segundo o secretário de Políticas Sociais da Fetag-PB, Rosivaldo Fernandes, o “INSS Digital”, tem o objetivo de estabelecer novos fluxos de atendimento e de trabalho para facilitar a vida do segurado, e mitigar problemas como falta de agências físicas em algumas localidades. “A proposta é de que, a partir da implantação do Sistema, bastará apenas abrir um requerimento no site do INSS e digitalizar toda a documentação para ser enviada pela internet. Um servidor da Previdência analisará as provas e concederá ou indeferirá o benefício. No caso dos Segurados Especiais (Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), ficaria a cargo do Sindicato, após receber a capacitação, realizar a entrevista rural e digitalizar toda a documentação para o INSS”.

O secretário acrescenta que “essas inovações tecnológicas podem trazer benefícios para nossos segurados, mas é preciso avaliar bem como se dará na prática, e se, ao invés de ajudar, virá para complicar ainda mais a vida dos nossos Agricultores e Agricultoras”.

Meu INSS - O sistema Meu INSS, já está implementado através do site da Previdência Social e consiste na geração de uma senha individual para cada segurado. Através desta senha, cada segurado terá acesso a várias informações como: extrato de pagamento, histórico de empréstimos consignados, CNIS com contribuições feitas a Previdência Social, Carta de Concessão, entre outros.

“A geração desta senha pode ser feita também no Sindicato”, destaca Rosivaldo, que afirma ainda que em breve, a Fetag-PB estará marcando esse momento de avaliação também com os Sindicatos sob a jurisdição da Gerência Executiva do INSS de João Pessoa.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192