07.06.2017 - 11:20:50
Fetag reunirá Sindicatos sob a jurisdição do INSS de CG para avaliar "Meu INSS" e "INSS Digital"

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) reunirá nesta segunda-feira (12), na sede da entidade em Patos, representantes dos 141 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) que estão sob a jurisdição da Gerência Executiva do INSS de Campina Grande, para avaliar os novos Sistemas "Meu INSS" e "INSS Digital". O encontro acontecerá a partir das 14h, e deverá contar com a presença de cerca de 150 lideranças sindicais.

A reunião antecede a capacitação que a Gerência Executiva do INSS de Campina Grande realizará no dia 13, também na sede da Fetag em Patos, com os mesmos 141 STTRs sob sua jurisdição. A capacitação dos Sindicatos faz parte de um projeto piloto para a implantação do Sistema "INSS Digital" na Paraíba.

Segundo o secretário de Políticas Sociais da Fetag-PB, Rosivaldo Fernandes, o “INSS Digital”, tem o objetivo de estabelecer novos fluxos de atendimento e de trabalho para facilitar a vida do segurado, e mitigar problemas como falta de agências físicas em algumas localidades. “A proposta é de que, a partir da implantação do Sistema, bastará apenas abrir um requerimento no site do INSS e digitalizar toda a documentação para ser enviada pela internet. Um servidor da Previdência analisará as provas e concederá ou indeferirá o benefício. No caso dos Segurados Especiais (Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), ficaria a cargo do Sindicato, após receber a capacitação, realizar a entrevista rural e digitalizar toda a documentação para o INSS”.

O secretário acrescenta que “essas inovações tecnológicas podem trazer benefícios para nossos segurados, mas é preciso avaliar bem como se dará na prática, e se, ao invés de ajudar, virá para complicar ainda mais a vida dos nossos Agricultores e Agricultoras”.

Meu INSS - O sistema Meu INSS, já está implementado através do site da Previdência Social e consiste na geração de uma senha individual para cada segurado. Através desta senha, cada segurado terá acesso a várias informações como: extrato de pagamento, histórico de empréstimos consignados, CNIS com contribuições feitas a Previdência Social, Carta de Concessão, entre outros.

“A geração desta senha pode ser feita também no Sindicato”, destaca Rosivaldo, que afirma ainda que em breve, a Fetag-PB estará marcando esse momento de avaliação também com os Sindicatos sob a jurisdição da Gerência Executiva do INSS de João Pessoa.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192