07.03.2012 - 10:33:55
Fetags do Nordeste planejam Grito da Terra Brasil e Gritos Regionais

Com o objetivo de incluir pontos de forma regionalizada na pauta do Grito da Terra Brasil 2012 e planejar a realização do GTB Nordeste, representantes das nove Fetags da região Nordeste, participaram entre os dias 14 e 16 de fevereiro, em Recife, da 1ª Reunião Ordinária da Regional Nordeste. Também foram realizados um balanço das atividades passadas e o planejamento da Regional para 2012. Quatro lideranças representaram a Fetag-PB no encontro: Rosivaldo Fernandes, Maria Adelino da Silva, Ivanildo Dantas e Orestes Pereira.

O Grito da Terra Brasil está programado para acontecer de 23 a 27 de abril, em Brasília e o GTB Nordeste, no dia 25 de abril, em Alagoas. Entre os principais temas definidos para o GTB regional, estão: Transposição do São Francisco; Convivência com o Semiárido; Crédito para o Nordeste; Assalariados (as) Rurais; Cisternas; Segurança Pública; e Inclusão Digital, todos vinculados às grandes temáticas do GTB. A expectativa é reunir neste eventos cerca de 10 mil pessoas, de todos os estados do Nordeste.

O diretor da Fetag, Rosivaldo Fernandes, explica que este ano será feita uma nova estratégia de mobilização para o Grito da Terra Brasil. “Ficou decidido que cada Federação enviará, quinze dias antes da data marcada para o evento, dez representantes para negociar a pauta de reivindicações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) junto ao Governo Federal e os Ministérios”.

Ele destaca que simultaneamente também serão realizados os cinco Gritos Regionais, no dia 25 de abril. “Enquanto os representantes das Fetags de todo o país negociarão com o Governo Federal, em Brasília, os Estados mobilizarão cerca de 10 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais de cada região do país, como forma de pressionar os governos e a classe política para atenderem, da melhor forma possível, as nossas reivindicações”, afirmou Rosivaldo.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Fetag realizará Encontro de Reforma Agrária e PNCF no Médio Sertão, nesta quinta (28)
Diretores da Fetag-PB discutem pauta do 22º Grito da Terra Brasil, em Brasília
MSTTR realizará Marcha Nacional pela Reforma Agrária, no dia 19 de maio
Novos desafios para o MSTTR é tema de encontro da regional nordeste da Contag
Presidente Dilma apresenta respostas do 21º Grito da Terra Brasil
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192