22.07.2016 - 12:32:51
Formatura de 41 mulheres na Efor-PB marca Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural

Na próxima quinta-feira (28), a Escola de Formação (Efor) da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB), realizará a solenidade de formatura de sua primeira turma composta exclusivamente por mulheres. O evento também marcará as comemorações pelo Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural na Paraíba, que transcorre oficialmente nesta segunda-feira (25).

O evento acontecerá a partir das 20h, e contará com a presença de 41 lideranças femininas dos municípios de: Pocinhos, Alcantil, Pedro Régis, Bernardino Batista, São Vicente do Seridó, Uiraúna, Nova Palmeira, Nova Floresta, Conde, Bananeiras, Mamanguape, Araruna, Cuité, Campina Grande, Caldas Brandão, Picuí, Juripiranga, Rio Tinto, Belém, Salgadinho e Matinhas.

A partir desta segunda-feira (25) e durante toda a semana o grupo participará do 3º e último módulo da Escola, que discutirá entre outros temas a paridade de gênero dentro do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR); educação popular; e a criação da Comissão Estadual de Mulheres. A atividade contará com a participação da secretária nacional de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alessandra Lunas.

O objetivo dessa Efor é capacitar mulheres que já tem atuação no Movimento Sindical de Trabalhadores de Trabalhadoras Rurais (MSTTR) da Paraíba, com a finalidade de assumirem postos nas diretorias e presidências dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Estado, atendendo a questão da paridade de gênero.

Aluna da 5ª turma mista e da 1ª turma só para mulheres Efor, além de participar da 6ª turma da Enfoc Nacional, Maria José de Araújo, destaca a experiência obtida em cada um desses espaços. “São momentos de grandes experiências e transformação, onde é possível colocar para os demais companheiros o meu trabalho de base, abrindo novos caminhos e oportunidades, e trazendo expectativas e realizações em busca de melhorias para nossos agricultores”. 

“Para mim, esse curso está sendo maravilhoso. Eu aprendi com ele que as formas de violência, que até então sofria e não sabia, era violência moral. Cresci muito como pessoa e hoje me sinto mais preparada, agradeço muito pela oportunidade que tive”, reforçou Hortência Talita, de Uiraúna.

Já Eronice Marques, de Nova Floresta, avaliou que a escola de formação foi um grande achado para desenvolvimento de todo o grupo, “através dela tivemos muitas trocas de experiências, muitas informações que até o momento havia coisas dentro de nosso convívio que não sabíamos, e que muitas de nós começamos a desenvolver melhor até para se apresentar na nossa base de trabalho”.


Nova Turma – Segundo a coordenadora da Escola, Cleide Araújo, essa é a primeira turma de muitas que virão. “Já tivemos a confirmação de recursos da Contag, e muito em breve estaremos realizando a segunda turma exclusiva de mulheres na Fetag, em Patos, para facilitar o acesso daquelas que não puderam se deslocar até a Capital para essa primeira turma. A intenção é repetir esse curso a cada ano, nos deslocando para todas as regiões do estado para que possamos expandir esses conhecimentos para quem não teve a oportunidade de estar conosco”, finalizou Cleide.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192