10.06.2016 - 12:15:18
Idosas e idosos paraibanos participam de Plenária Nacional a partir de segunda (13)

Uma comitiva representando a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), com 45 idosas e idosos , participa a partir da próxima segunda-feira (13), em Luziânia, Goiás, da 2ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade. O evento será aberto às 14h, e encerra na quinta-feira (16).

Entre os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras que enviarão seus representantes estão: Alcantil, São Vicente do Seridó, Pedro Régis, Conde, Pirpirituba, Rio Tinto, Belém, Campina Grande, Lagoa Seca, Mari, Pocinhos, Matinhas, Mamanguape, e Itapororoca. A coordenação da Plenária é da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e conta com o apoio das Federações e Sindicatos de todo o país.

Cerca de 1.000 idosos e idosas rurais de todos os estados brasileiros devem participar do evento, que tem como tema “Tecendo Histórias e Valorizando Saberes”. O objetivo é valorizar o protagonismo e a participação política dessas pessoas no movimento sindical, e na construção de direitos para os povos do campo, da floresta e das águas.

A programação conta com oficinas pedagógicas sobre saúde, sexualidade, relações de gênero, relações étnico-raciais, sucessão rural e relações intergeracionais, produção agroecológica, plantas medicinais, horta vertical, mídias sociais, facilitação gráfica, danças circulares, contação de história, arte educação e metodologias participativas.

Os idosos e idosas também participarão de diálogos temáticos sobre Direito e Políticas Públicas; Estatuto do Idoso; Previdência Social; Violência contra as pessoas da 3ª Idade e Idosas; Mulheres da Terceira Idade; Saúde; Terra, Trabalho e Produção; Participação Política; Sucessão Rural e Relações Intergeracionais; Formação político-sindical; Organização sindical; e Relações de trabalho no campo.

Estão programadas ainda, apresentações culturais, conferência, socialização das diretrizes da Política Nacional do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para as Pessoas da Terceira Idade e Idosas, e a aprovação da agenda de compromissos.

“Será um grande momento para que as pessoas da Terceira Idade tenham a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e afirmarem o valor de suas contribuições para a Contag, as Federações e Sindicatos. Será muito importante a participação de todos”, afirma a secretária de Terceira Idade da Contag, Lúcia Moura.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Fetag-PB discute ações e perspectivas para a terceira idade em Seminário Nacional
Troca de conhecimentos e alegria marcam 10º Encontro da Terceira Idade da Fetag-PB
Encontro da Terceira Idade chega a sua 10º edição, a partir desta quinta (28)
Fetag-PB realiza 10º Encontro da Terceira Idade dias 28 e 29 deste mês
Fetag e Sindicatos da região de Sousa participam do Projeto Focco em Movimento, na terça (12)
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192