10.06.2016 - 12:15:18
Idosas e idosos paraibanos participam de Plenária Nacional a partir de segunda (13)

Uma comitiva representando a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), com 45 idosas e idosos , participa a partir da próxima segunda-feira (13), em Luziânia, Goiás, da 2ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade. O evento será aberto às 14h, e encerra na quinta-feira (16).

Entre os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras que enviarão seus representantes estão: Alcantil, São Vicente do Seridó, Pedro Régis, Conde, Pirpirituba, Rio Tinto, Belém, Campina Grande, Lagoa Seca, Mari, Pocinhos, Matinhas, Mamanguape, e Itapororoca. A coordenação da Plenária é da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e conta com o apoio das Federações e Sindicatos de todo o país.

Cerca de 1.000 idosos e idosas rurais de todos os estados brasileiros devem participar do evento, que tem como tema “Tecendo Histórias e Valorizando Saberes”. O objetivo é valorizar o protagonismo e a participação política dessas pessoas no movimento sindical, e na construção de direitos para os povos do campo, da floresta e das águas.

A programação conta com oficinas pedagógicas sobre saúde, sexualidade, relações de gênero, relações étnico-raciais, sucessão rural e relações intergeracionais, produção agroecológica, plantas medicinais, horta vertical, mídias sociais, facilitação gráfica, danças circulares, contação de história, arte educação e metodologias participativas.

Os idosos e idosas também participarão de diálogos temáticos sobre Direito e Políticas Públicas; Estatuto do Idoso; Previdência Social; Violência contra as pessoas da 3ª Idade e Idosas; Mulheres da Terceira Idade; Saúde; Terra, Trabalho e Produção; Participação Política; Sucessão Rural e Relações Intergeracionais; Formação político-sindical; Organização sindical; e Relações de trabalho no campo.

Estão programadas ainda, apresentações culturais, conferência, socialização das diretrizes da Política Nacional do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para as Pessoas da Terceira Idade e Idosas, e a aprovação da agenda de compromissos.

“Será um grande momento para que as pessoas da Terceira Idade tenham a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e afirmarem o valor de suas contribuições para a Contag, as Federações e Sindicatos. Será muito importante a participação de todos”, afirma a secretária de Terceira Idade da Contag, Lúcia Moura.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
11º Encontro da Terceira Idade será realizado a partir desta quarta (28)
O olhar e a participação da terceira idade nas Eleições de 2018
Fetag-PB discute ações e perspectivas para a terceira idade em Seminário Nacional
Troca de conhecimentos e alegria marcam 10º Encontro da Terceira Idade da Fetag-PB
Encontro da Terceira Idade chega a sua 10º edição, a partir desta quinta (28)
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192