22.03.2011 - 11:09:09
Jovens da Zona da Mata Norte formam primeira Câmara Temática dos Territórios da Cidadania na PB

Debater o papel da juventude rural na articulação das políticas públicas e de desenvolvimento territorial e sua participação nos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), Conselhos, entre outras entidades. Estes foram os principais objetivos do I Encontro da Câmara Temática da Juventude do Território da Cidadania da Zona da Mata Norte, realizado nos dias 16 e 17 de março, na Pousada da Ocas, no município de Baía da Traição.

Cerca de cinqüenta jovens de doze municípios da região da Zona da Mata Norte participaram do evento, que foi o primeiro do tipo a acontecer nos Territórios da Cidadania. Durante o evento foram escolhidos dois representantes de cada município para compor a comissão de jovens daquele território, na condição de titular e suplente. Destes, setes representarão o grupo nas reuniões do território: Sanderline, Sanderleide, Michele, Crislaine, Davi, Raquel, Josinaldo e Danieide.

A Comissão será apresentada na Plenária do Território da Cidadania da Zona da Mata Norte, que acontecerá no dia 6 de abril, no Centro Cultural Fênix, em Mamanguape. O diretores da Fetag, Márcio Luís de Oliveira e Rosivaldo Matias participaram do Encontro, como palestrantes.

 Segundo Sanderline Ribeiro, coordenadora do encontro, a iniciativa da formação de uma câmara temática da juventude no território da Zona da Mata Norte servirá de projeto piloto para a implantação das mesmas nos demais Territórios da Cidadania da Paraíba.

“A proposta é criar em cada município Conselhos da Juventude, formados por representantes de vários segmentos, entre eles os jovens do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Os Conselhos discutirão as necessidades de seus municípios e as apresentarão à Câmara Temática da Juventude, que ficará responsável por levá-las ao conhecimento do colegiado dos Territórios. Também ficou garantida pelos órgão que apoiaram o evento que será estabelecido um processo de formação continuada para estes jovens”, destacou Sanderline.

Para o assessor político da Fetag, Jordivan Lucena, “estimular e capacitar a juventude rural para participar da implementação de políticas públicas, não é só fortalecer o MSTTR, o que já seria de grande relevância, mas trata-se de garantir um futuro sustentável e solidário para as pessoas do Campo”.

O encontro teve o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT); STTR de Rio Tinto, Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), e o Instituto de Assessoria a Cidadania e ao Desenvolvimento Sustentável (IDS).

Comissão:

Francinaldo e Bruno (Baía da Traição);
Josefa e Daniel (Curral de Cima);
Josildo e Felipe (Riachão do Poço);
Davi e Amanda (Rio Tinto);
Crislaine e Wilmarks (Mamanguape);
Alindemon e Edvan Fernandes (Jacaraú);
Raquel e Marcelo (Cruz do Espírito Santo);
Antônio Marcos e Flávio (Sapé);
Márcio e Elton (Mataraca);
Eurípedes e João Ferreira (Pedro Régis);
Danieide (Marcação).


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
Movimento de Mulheres realiza ato na capital e jornada de atividades em todo o Estado
Parlamentares orgânicos do Sistema CONTAG reafirmam compromissos com a pauta da Agricultura Familiar
O olhar e a participação da terceira idade nas Eleições de 2018
7ª turma da Enfoc da Contag presta solidariedade a manifestantes em Greve de Fome por Justiça no STF
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192