05.12.2016 - 12:15:19
Jovens paraibanos participam da 3ª Plenária Nacional de Jovens da Contag, em Brasília

Uma comitiva com 15 jovens, filhos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais paraibanos, participou entre os dias, 29 de novembro a 2 de dezembro, da 3ª Plenária Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em Brasília. Entre os jovens paraibanos estavam: Iara Enéas e Israel Carlos (1º e 2º secretários de Jovens da Fetag); Anderson Antonio; Severino Elias; Elenilson Elias; Elienilson Pontes; Josildo Irineu; Elayne Irineu; Leydhinha; Gilcemar Araújo; Priscila; Geneton Silva; Jamaelson Carlos; José Arnaud Sobrinho; e Uiri Santos.

Com o tema “Juventude na luta por sucessão rural: nenhum direito a menos!”, cerca de 400 jovens de todos os Estados e do Distrito Federal debateram sobre o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, Organização e Estrutura Sindical e Organização e Luta da Juventude Trabalhadora Rural, e partir da da discussão identificaram pontos para o 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR), que acontecerá em março de 2017.

Durante o evento, os participantes elaboraram uma “Carta Política”, que traz uma reflexão sobre a organização sindical e o atual cenário político e econômico brasileiro, sua preocupação com os retrocessos, bem como os seus sonhos e ousadia. Também foi lida a Carta produzida pela Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), que trata dos desafios enfrentados pela juventude rural no MSTTR, principalmente em realizar o seu trabalho nos estados e municípios, e ter o seu protagonismo reconhecido e valorizado.

A juventude rural também aprovou uma nota de repúdio a violência policial na manifestação contra a PEC 55 e a MP de reforma do Ensino Médio, ocorrida no dia 29 de novembro; bem como moção em defesa de uma alimentação mais saudável e com produtos da agricultura familiar.

“Finalizamos a 3ª Plenária com um sentimento de alegria, de missão cumprida, com momentos importantes que fortaleceram muito a nossa juventude desde o primeiro dia. A participação da juventude foi muito rica nos debates, nos painéis, grupos de trabalho, nas noites culturais e na manifestação do dia 29, e a integração da juventude de todo o País também foi bem positiva. Sentimos que a juventude saiu fortalecida, com mais vontade de ir à luta, tendo em vista que reafirmamos que somos contra a PEC 55 e a reforma autoritária do Ensino Médio, sem dialogar com os estudantes, com os pais, com os educadores e os movimentos sociais. A nossa Plenária foi um momento muito importante de qualificar os(as) nossos(as) jovens para o 12º CNTTR e, não tenho dúvida, juventude rural contribuirá e muito na construção de novas proposições. Então, avalio de forma muito positiva a nossa 3ª Plenária Nacional da Juventude Rural na luta por sucessão rural e nenhum direito a menos!”, avaliou a secretária de Jovens da Contag, Mazé Morais.

Livro e Homenagens – Lançado no último dia da Plenária, o livro “Juventude Rural e sua caminhada na CONTAG”, resgata e registra a trajetória de lutas e conquistas dos(as) jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais.

“Esse ano comemoramos os 15 anos da Comissão Nacional de Jovens. E esse livro foi pensado com muito carinho para vocês levarem para a base e conhecerem essa trajetória de lutas e conquistas da juventude dentro do MSTTR. Esse é o resultado da luta de muitos(as) jovens”, comemora a secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais.

A Comissão homenageou as coordenadoras e secretárias de Jovens da história da Contag, Simone Battestin, Elenice Anastácio e Mazé Morais. A Contag também homenageou as delegações em nome dos coordenadores(as) e secretários(as) e os diretores e diretoras jovens da Confederação, que receberam uma placa da composição da CNJTTR, demonstrando a sua atuação nacional e de forma unificada.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Com 99% dos votos, chapa encabeçada por Liberalino é reeleita na Fetag-PB
Para a Contag, proposta do governo Temer para Ensino Médio à distância é desastrosa
Aprovadas as novas condições para acesso ao PNCF
Fetag-PB discute ações e perspectivas para a terceira idade em Seminário Nacional
Formação e politização da juventude rural para enfrentar retrocessos é tema de encontro
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192