27.03.2012 - 09:52:03
Lançado o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo)

Anunciado, no dia 20 de março, o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), no Palácio do Planalto, pela presidente Dilma Rousseff. O Programa tem como objetivo estabelecer um conjunto de ações articuladas, promovendo melhorias do ensino nas redes existentes, além da formação dos professores, acesso e recuperação da infra-estrutura das escolas e produção de material didático específico.

 De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no ano de 2013, todo livro didático terá a especificidade do campo, buscando resgatar as origens, raízes e relação dos povos do campo com a terra. Para ele, é necessário valorizarmos a cultura e as tradições do campo. “Se nós resgatarmos a cultura, dermos oportunidades para esses jovens e valorizarmos a sua história, seguramente estaremos resgatando uma dívida social neste país e abrindo um novo caminho para o futuro dos trabalhadores do campo”, afirmou.

A questão dos recorrentes fechamentos de escolas foi destacada pelo ministro. “Nos últimos 5 anos, 13.691 escolas foram fechadas com o objetivo de reduzir custos. Isso acaba penalizando os jovens, que precisam cada vez mais percorrer distâncias longas para ter acesso à escola.” De acordo com Mercadante, um projeto de lei sobre fechamento de escolas será encaminhado ao Congresso Nacional. “Queremos que o Conselho Municipal de Educação ou o Conselho Estadual seja ouvido antes da decisão do prefeito e do governador.”

Segundo José Wilson, secretário de Políticas Sociais da Contag, o programa tem a cara, o coração e a alma das organizações sociais, que se esforçam por um Brasil melhor, mais justo e igual para todos. “O Pronacampo é uma conquista histórica”, afirmou. 

Entretanto, existem, ainda, enormes desafios pela frente. “É necessário que haja um pacto do governo federal com os governos estaduais e as prefeituras para que o programa seja efetivamente implementado nas bases, garantindo a participação dos movimentos sociais do campo”, disse Wilson.

Para a presidente Dilma, não basta assegurar o acesso à terra, é preciso garantir condições de sobrevivência a partir dela. “Somos um grande país que aposta na agricultura familiar como base de um Brasil mais democrático, onde haja garantia de oportunidade para todos”, afirmou a presidente. Sua perspectiva é a de que o Programa beneficiará futuras gerações a partir de uma mudança na realidade social da vida no campo. “Ajudar a transformar o Brasil numa grande nação que tenha oportunidade para todos os brasileiros é o papel estratégico do Pronacampo”, concluiu.
 


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192